Programação
de Recuperação Paralela 3º Trimestre 2019
MATEMÁTICA
Matéria:
Matemática ano: 6o Professor: Felicio
Ribeiro
Conteúdos
de estudo:
1. Módulo 32: Múltiplos e divisores.
Indicação de estudo:
Apostila 4: p. 320 a 324: Divisibilidade por 2, 3, 5, 6, 9
e 10;
p. 326: ex. 7.
2. Módulo 33: Números
primos e fatores primos de um número.
Indicação de estudo:
Apostila 4: p. 331
e 332, ex. 1 (os 7 primeiros números primos);
p. 336: Processo prático de
fatoração. Treinar ex. inicial da pág. 337 e também a fatoração dos números 24,
36, 42, 50, 54, 80 e 88;
p. 338 e 339: Processo
prático para determinar os divisores de um número. Treinar ex. 1, p. 339 e ex.
inicial da p. 338 (“a” ao “d”) por este mesmo processo.
3. Módulo 34: Frações
equivalentes.
Indicação de estudo:
Apostila
4: p. 348: síntese (entender o conceito);
p. 349 e 350: Explorando
propriedades, ex. 1 ao 4;
p. 350: Quadro das
Propriedades das Frações Equivalentes; Fração irredutível;
p. 351: Exercício 1.
Matéria:
Matemática ano: 7o Professor: Felicio
Ribeiro
Conteúdos
de estudo:
1. Módulo
29: Álgebra.
Indicação de estudo:
Apostila 3: p. 416, “Expressões Algébricas” – Termos
utilizados na linguagem algébrica (estão em negrito no texto); p. 418, “Valor
numérico”; p. 419, “Termos semelhantes”;
p. 416, exercícios 1 e 2;
p. 418, ex. 2-a; p. 419,
ex. 1;
p. 420, ex. 2 e 3; p. 422,
ex. 7, “a” até o “f”;
p. 425; ex. 8 e 9 “a, b, d,
e”.
2.
Módulo
30: Equações do primeiro grau com uma
incógnita.
(Sempre utilizando a propriedade
da igualdade conforme realizado em sala de aula)
Indicação de estudo:
Apostila 3: p. 430; ex. 1; p. 433: Aplicação da
propriedade de igualdade (exemplos);
p. 435; ex. 1, “a” até o
“f”; “m” até o “q”;
p. 437, ex. 3, “a” até o “f”.
3. Módulo 35: Regra de três e problemas de
proporcionalidade.
Indicação de estudo:
Apostila 4: Entender os procedimentos da “regra de três”
e saber diferenciar os cálculos dos exemplos 1 e 2 (p. 381 e 382);
Pág. 385, ex. 1 (“a”); pág. 388, Resolução de
problemas de proporcionalidade, ex. 2 (último da página); pág. 390, ex. 9;
Estudar
pela apostila e caderno: principalmente os “exercícios complementares” nos
1 (“c”, “d”); 4 (“a”); 6 (“a”) e 7 (“a”, “d”, “e”, “g”), pág. 472 e 474;
Estudar pelas avaliações anteriores
(testão).
Matéria: Matemática Ano: 8º Professor: Felício Ribeiro
Conteúdos
de estudo:
Apostila: 4
Módulo: 30 Páginas:
435 a 445.
Indicação de estudo:
a)
p. 436, 437, 438, 439 e 445 (ex. 3): dada uma equação do primeiro grau com duas
incógnitas, saber atribuir valores para “x” e “y” e assim determinar a
respectiva reta no sistema de coordenadas cartesianas (solução gráfica);
b)
p. 442 (ex. 5), 443 (ex. 3), 444 (teste 3), 445 (ex.6): dada uma situação-
-problema com duas informações, saber traduzi-la algebricamente na forma
de duas equações. Resolvê-las graficamente ou algebricamente.
Apostila: 4
Módulo: 31 Páginas:
446 a 453.
Indicação de estudo:
a) p.
446, 447, 448 e 449: dada uma equação do primeiro grau com duas incógnitas,
saber transferi-la para o gráfico, assim como se forem dadas duas equações,
colocá-las no mesmo gráfico e identificar o ponto de cruzamento entre elas
(ponto de intersecção); Conhecer as características destas retas (se crescente
ou decrescente, se passa pela origem ou não, por quais quadrantes passa etc);
b) p. 450
(ex. 2 e 3), 451 (ex. 4-a), 453 (ex. 1-a-b-c): Saber resolver pelo método da
substituição.
Apostila: 4
Módulo: 32 Páginas:
454 a 467.
Indicação de estudo:
a)
p.
456 e 457 (ex. 4, 5 e 6): saber analisar as equações dos sistemas e determinar
qual das incógnitas será eliminada quando efetuar a adição das equações; Em
seguida, calcular o valor da outra incógnita; Encontrado o valor desta,
substitui-lo em uma das equações para encontrar o valor daquela incógnita que
foi “eliminada” na adição inicial; Escrever o conjunto-solução;
b)
p.
461, 462 e 464 (ex. 3): conhecer os tipos de sistemas e classificá-los após a
resolução;
c)
p.
465 (ex. 2) e 466 (ex. 3): identificar qual gráfico corresponde a um
determinado sistema e saber descrever quais são as características destas retas
e associá-las ao tipo do sistema, por exemplo, se as retas estão concorrentes o
sistema é possível e determinado; se estão paralelas e distintas o sistema é
impossível; se são paralelas e coincidentes o sistema é possível e indeterminado,
pois terá infinitas soluções.
Matéria:
Matemática ano: 9o Professor: Felicio
Ribeiro
Conteúdos
de estudo:
Apostila: 4
Módulo: 29 Páginas:
278 a 288.
Indicação de estudo:
a)
Caso o aluno não tenha transferido as resoluções de todos os exercícios deste
módulo para a apostila, os mesmos devem estar resolvidos no caderno, pois
iniciamos e concluímos o estudo de “Probabilidades: eventos dependentes e
independentes” antes da chegada da apostila.
b)
p. 392: estudar também os exercícios complementares 1, 2 e 3.
Apostila: 4
Módulo: 33 Páginas:
334 a 344.
Indicação de estudo:
a) p. 337
a 339: saber reconhecer e resolver equações literais, baseando-se na
teoria do final da p. 338;
b) p. 340
a 342: saber reconhecer e resolver equações irracionais, com base na
teoria e exercícios destas páginas;
c)
resolver o ex. 4-a da p. 346 e o ex. complementar 17, p. 395;
d) p. 342
a 344: saber reconhecer e resolver equações biquadradas, com base no
conteúdo dos textos e exercícios destas páginas;
e) p.
395, ex. complementares 15 ao 19: saber resolver e identificar cada uma das
equações dentre os 3 tipos estudados.
Apostila: 4
Módulo: 34 Páginas:
349 a 354.
Indicação de estudo:
a) p.
349: simplificação de frações algébricas (ex. 1: a, b, c, d, e, g);
b) p.
350: adição e subtração de frações algébricas (ex. 2 – final da página);
c) p.
354: multiplicação e divisão de frações algébricas.
ESPANHOL
Matéria: Espanhol Ano: 6º Professora: Lourice
Módulos
10 e 11
Matéria: Espanhol Ano: 7º Professora: Lourice
Módulos
9, 10 e
Matéria: Espanhol Ano: 8º Professora: Lourice
Módulos 8, 9 e
10
Matéria: Espanhol Ano: 9º Professora: Lourice
Módulos
8, 9 e 10
PORTUGUÊS
Matéria: Português Ano: 6º Professor(a): Rita
Texto
e Interpretação
A
preposição – módulo 35 (ap. 3)
Concordância
nominal – módulo 41 (ap. 4)
Matéria: Português Ano: 7º Professor(a): Rita
Texto
e Interpretação
Concordância
verbal – módulo 32 (ap. 3)
Sinais
de pontuação – módulo 41 (ap. 4)
Matéria : Português ano 8º Professora: Deisiane
Apostila: 3
Módulo: 29 Modo
Subjuntivo e Modo Imperativo
Páginas: 41 até 55
Módulo: 35
Vocativo
Páginas: 95
e 96 (conceito)
Atividades
1 e 2 p. 99 e 100
Matéria: Português 9º ano Professora: Deisiane
Apostila 3:
Módulo: 35
Funções da Linguagem
Páginas:
104 até 108
Apostila 4
Módulo: 38 - Modo Verbal: Indicativo
Páginas: 16, 17 e 18 (Os tempos simples do indicativo)
Material
complementar no Plurall
GEOMETRIA
Matéria: GEOMETRIA Ano: 6º Professora: Carol
1.Apostila:
4 Módulo 39
2.Apostila:
4 Módulo 40
3.Apostila:
4 Módulo 41
Matéria: GEOMETRIA Ano: 7º Professora: Carol
1.Apostila:3 Módulo 31
2.Apostila: 4 Módulo 36
3.Apostila: 4 Módulo 38
Matéria: GEOMETRIA Ano: 8º Professora: Carol
1.Apostila:3 Módulo 23
2.Apostila: 3 Módulo 25
3.Apostila: 4 Módulo 29
Matéria: GEOMETRIA Ano: 9º Professora: Carol
1.Apostila: 3 Módulo 23
2.Apostila: 3 Módulo 26
3.Apostila:
4 Módulo 30
INGLÊS
Matéria: Inglês Ano: 6º Professor(a): Soraia
Módulos:16,19,20,21
Páginas:
139,140,156,157,165,166,175
Matéria: Inglês Ano: 7º Professor(a): Soraia
Módulos:
16,17,19,20,21,22
Páginas: 136,137,147,159,167,175,183,184
Páginas: 136,137,147,159,167,175,183,184
Matéria: Inglês Ano: 8º Professor(a): Soraia
Módulos: 20,21,22
Páginas: 152,153,159,160,163,165
Matéria:Inglês
Ano: 9º Professor(a): Soraia
Módulos: 20,21,22
Páginas: 151,152,161,162,168,169
HISTÓRIA
Matéria: História Ano: 6º Professor(a): Luzia
Módulo(s): 18 e 19
Páginas: 151
a 175
Matéria: História Ano: 7º Professor(a): Luzia
Apostila:
4
Módulo 16 páginas: 123, 128, 138,
139,141
Módulo
17 páginas: 144,145,153,154
Módulo
18 páginas: 157,160,161,162,163
Módulo
19 páginas: 169,13,174 177,178
Matéria: História Ano: 8º Professor(a): Luzia
Apostila:
4
Módulo 14 páginas: 125,130,131,138,139
Módulo
15 página:
144
Módulo 16 páginas: 161,162,176,177
Matéria: História
Ano: 9º Professor(a): Luzia
Apostila:4
Módulo 15
páginas: 119,121,124,125,129,130
Módulo 16 páginas:
133,134,138,141,142,143,144,150,
CIÊNCIAS
Matéria: CIÊNCIAS Ano: 6º Professor(a): MAÍRA
1.Apostila:
03
Módulo
sobre Interações Ecológicas
2.Apostila:
04
Módulos
sobre Biosfera e sobre Astronomia
OBS: estudar pelo
RESUMO DA AULA DE RECUPERAÇÃO !!!!
Matéria:CIÊNCIAS Ano: 7º Professor(a): MAÍRA
1.Apostila:
03
Módulo
sobre Peixes
2.Apostila:
04
Módulos
sobre Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos
OBS: estudar pelo
RESUMO DA AULA DE RECUPERAÇÃO !!!!
Matéria: BIOLOGIA Ano: 8º Professor(a): MAÍRA
1.Apostila:
04
Módulos
sobre Sistema Reprodutor Humano, Ovulação, Fecundação e Menstruação
OBS: estudar pelo
RESUMO DA AULA DE RECUPERAÇÃO !!!!
Matéria: FÍSICA Ano: 8º Professor(a): MAÍRA
1.Apostila:
03
Módulos
sobre Leis do Movimento (Newton) e queda livre
2.Apostila:
04
Módulos
sobre Modalidades de Energia e Termometria
OBS: estudar pelo
RESUMO DA AULA DE RECUPERAÇÃO !!!!
Matéria: QUÍMICA Ano: 9º Professor(a):MAÍRA
1.Apostila:
03
Módulos
sobre Eletrosfera e Tabela Periódica
2.Apostila:
04
Módulo
sobre Ligações Químicas
OBS: estudar pelo
RESUMO DA AULA DE RECUPERAÇÃO !!!!
Matéria: FÍSICA Ano: 9º Professor(a):MAÍRA
1.Apostila:
03
Módulo
sobre Associações de resistores em circuitos elétricos
2.Apostila:
04
Módulo
sobre Máquinas e Máquinas Elétricas
OBS: estudar pelo
RESUMO DA AULA DE RECUPERAÇÃO !!!!
GEOGRAFIA
Matéria: Geografia Ano: 6º Professor(a): Beatriz
1. Módulo: 16
Apostila: 03
Páginas:
212 até 220
2. Módulo: 17 Apostila:
04
Páginas: 186 até 208
Matéria: Geografia Ano: 7º Professor(a): Beatriz
1. Módulo: 13 Apostila: 03
Páginas:
251 até 264
2. Módulo: 15 Apostila: 04
Páginas: 212 até 229
Matéria: Geografia Ano: 8º Professor(a): Beatriz
1. Módulo:11 Apostila:3
Páginas:
224 até 238
2. Módulo: 13 Apostila: 4
Páginas: 206 até 225
Matéria: Geografia
Ano: 9º Professor(a): Beatriz
1. Módulo:12 Apostila:
03
Páginas:
265 até 286
2. Módulo: 14
Apostila: 04
Páginas: 204 até 213