segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Boletim 3º Trimestre


Senhores Pais / Responsáveis

Informo que o boletim referente ao 3º trimestre foi entregue aos alunos na última sexta- feira (23/11), conforme calendário.

Os alunos que não obtiveram 21 pontos receberam juntamente com o boletim o cronograma de aulas e avaliações.

Os alunos que obtiveram 21 pontos, mas não tiveram média 7,0 no 3º trimestre, também receberam o cronograma, pois demonstraram defasagem no conteúdo.


Lembramos que o requerimento deve ser feito na secretaria até hoje (26/11)  às 17h.

Amanhã, 27/11 iniciam-se as aulas de recuperação.

O Cronograma de aulas e provas e os Conteúdos de Estudo já se encontram no blog.






quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Conteúdos da Recuperação Paralela


Senhores pais, caros alunos

Estamos disponibilizando os conteúdos a serem trabalhados nas aulas de Recuperação Paralela do 3º trimestre.

 CONTEÚDOS DE ESPANHOL

Matéria:   Espanhol              ano:  7º          Professor(a):Lourice Guerra
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo  9  - Reglas de Acentuación / El Imperativo Afirmativo (regulares e Irregulares)
2.Módulo  10 – Oraciones Condicionales

Aula dia: 27/11                                                Avaliação dia:   03/12    

Matéria:   Espanhol             ano: 8º             Professor(a):Lourice Guerra
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo  8 – Pronombres de Complementos directos
2.Módulo  9 – Pronombres de Complementos Indirectos / Verbos de Cambio
3.Módulo 19 – Refranes / Conjunciones Coordinantes

Aula dia:  27/11                                                 Avaliação dia:    4/12   

Matéria:   Espanhol             ano: 9º                 Professor(a):Lourice Guerra
Conteùdos de Estudo:
1.Módulo 8 – El Imperativo Afirmativo ( Regulares e Irregulares)
2.Módulo 9 - El Imperativo Negativo (Regulares e Irregulares) y otras formas de expresar Ordenes, Instrucciones y Sugerencias.
3.Módulo 10 – Paises Americanos con lengua española  /  El Pretérito Imperfecto de Subjuntivo     

Aula dia:  27/11                                                    Avaliação dia:   3/12    



                    CONTEÚDOS DE INGLÊS
                       
Matéria: Inglês                    ano:  7º                             Professor(a): Soraia
Conteúdo de Estudo: Simple Past
Módulo :20
Indicação de estudo: páginas:167,168,170    
 Módulo :21
Indicação de estudo: páginas: 175 e 178

Aula dia:   28/11                                                          Avaliação dia:    30/11   

Matéria: Inglês                          ano:  8                       Professor(a): Soraia
Conteúdos de Estudo: If clause type 1 e 2
Módulo :21
Indicação de estudo: páginas: 159,160
Módulo :22
Indicação de estudo: páginas: 163,164,165,166

Aula dia:   27/11                                                          Avaliação dia:    4/12

Matéria: Inglês                   ano:  9º                           Professor(a): Soraia
Conteúdos de Estudo: passive voice
Módulo :21
Indicação de estudo: páginas: 151,152
Módulo :22
Indicação de estudo: páginas: 161,162,163.

Aula dia:   28/11                                                         Avaliação dia:    30/11


  CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA

Matéria:  Geografia               ano: 6°                  Professor(a): Mª Beatriz
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo :17  População Brasileira: os indígenas
Indicação de estudo: conteúdo e exercícios (pág.186 até 197)
Apostila : 4    

2.Módulo : 18 População Brasileira: os brancos
Indicação de estudo: conteúdo e exercícios (pág. 198 até 208)
Apostila : 4    
Aula dia:    27/11                                             Avaliação dia:       03/12


Matéria:  Geografia               ano: 7°                  Professor(a): Mª Beatriz
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo :14 As diferentes divisões do Brasil
Indicação de estudo: conteúdo e exercícios (pág.206 até 211)
Apostila : 4    
2.Módulo : 15 O Complexo Centro-Sul
Indicação de estudo: conteúdo e exercícios (pág. 212 até 229)
Apostila : 4    
Aula dia:    27/11                                                                Avaliação dia:       04/12



Matéria:  Geografia               ano: 8°                  Professor(a): Mª Beatriz
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo :13  Estados Unidos: as atividades industriais
Indicação de estudo: conteúdo e exercícios (pág.206 até 225)
Apostila : 4    
2.Módulo : 14 Canadá: parceiro dos Estados Unidos
Indicação de estudo: conteúdo e exercícios (pág. 226 até 239)
Apostila : 4    
Aula dia:    27/11                                                                Avaliação dia: 30/11 


Matéria:  Geografia               ano: 9°                  Professor(a): Mª Beatriz
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo: 14 O que é Globalização
Indicação de estudo: conteúdo e exercícios (pág.161 até 168)
Apostila : 4    
2.Módulo :15 A divida externa
Indicação de estudo: conteúdo e exercícios (pág. 169 até 178)
Apostila : 4    
Aula dia: 27/11                                                                   Avaliação dia: 04/12




                       CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA


Matéria: Matemática            ano: 6o                 Professor: Felício Ribeiro
Conteúdos de estudo:
1.   Módulo 28: Áreas do retângulo e do quadrado.
Indicação de estudo:
Apostila 3:  p.347, ex.1 ao 3; p. 348, ex. 1; p.351; ex.2-a; p.354; ex.1 (área do retângulo);
                   p.349; ex.1 ao 3; p.350; ex.1 e 2-a; p.354; ex.4 (área do quadrado);
                   p.351, ex.2-b-c; p.352, ex. 3-a; p.355; ex.8 (área do triângulo).
2. Módulo 32: Múltiplos e divisores.
Indicação de estudo:
Apostila 4:  p. 320 a 324: Divisibilidade por 2, 3, 5, 9 e 10;
                   p. 326: ex. 7.
3. Módulo 33: Números primos e fatores primos de um número.
Indicação de estudo:
Apostila 4:   p. 331 e 332, ex. 1 (os 7 primeiros números primos);
                    p. 336: Processo prático de fatoração. Treinar ex. inicial da pág. 337 e também a fatoração dos números 24, 36, 42, 50, 54, 80 e 88;
                    p. 338 e 339: Processo prático para determinar os divisores de um número. Treinar ex. 1, p. 339 e ex. inicial da p. 338 (“a” ao “d”) por este mesmo processo.
4. Módulo 34: Frações equivalentes.
Indicação de estudo:
Apostila 4:   p. 348: síntese (entender o conceito);
                    p. 349 e 350: Explorando propriedades, ex. 1 ao 4;
                    p. 350: Quadro das Propriedades das Frações Equivalentes; Definição de “fração irredutível”;
                   p. 351: Exercício 1.

Aulas dia: 28/11/18                                                  Avaliação dia:  04/12/18 



 Matéria: Matemática                  ano: 7o                Professor: Felicio Ribeiro
Conteúdos de estudo:
1.   Módulo 27: Média, moda e mediana: medidas estatísticas.
Indicação de estudo:
Apostila 3:  p. 398-399, teoria; p. 401; ex.4;
                   p. 455; ex.17-a,c
2.  Módulo 29: Álgebra.
Indicação de estudo:
Apostila 3:   p. 416, “Expressões Algébricas” – Termos utilizados na linguagem algébrica (estão em negrito no texto); p. 418, “Valor numérico”; p. 419, “Termos semelhantes”;
                    p. 416, exercícios 1 e 2;
                    p. 418, ex. 2-a; p. 419, ex. 1;
                    p. 420, ex. 2 e 3; p. 422, ex. 7, “a” até o “f”;
                    p. 425; ex. 8 e 9 “a, b, d, e”.

3.   Módulo 30: Equações do primeiro grau com uma incógnita.
            (Sempre utilizando a propriedade da igualdade conforme realizado em sala de aula)
Indicação de estudo:
Apostila 3:  p. 430; ex. 1; p. 433: Aplicação da propriedade de igualdade (exemplos);
                   p. 435; ex. 1, “a” até o “f”; “m” até o “q”;
                   p. 437, ex. 3, “a” até o “f”. 

4. Módulo 35: Regra de três e problemas de proporcionalidade.
Indicação de estudo:
Apostila 4:  Entender os procedimentos da “regra de três” e saber diferenciar os cálculos dos exemplos 1 e 2 (p. 381 e 382);
                   Pág. 385, ex. 1 (“a”); pág. 388, Resolução de problemas de proporcionalidade, ex. 2 (último da página); pág. 390, ex. 9;
Estudar pela apostila e caderno: principalmente os “exercícios complementares” nos 1 (“c”, “d”); 4 (“a”); 6 (“a”) e 7 (“a”, “d”, “e”, “g”), pág. 472 e 474;
                   Estudar pelas avaliações anteriores (testão).
Aulas dia: 29/11/18                                     Avaliação dia: 04/12/18 


Matéria:   Matemática/Álgebra         ano: 8o          Professor(a): Wilma
Conteúdos de Estudo: Sistemas de Equações e  Áreas e o Teorema de Pitágoras

1.Módulo : Módulo 29   Áreas e o Teorema de Pitágoras
Indicação de estudo: página 422  a 433    estudar também  pelo caderno e pela Tarefa
Apostila :04
2.Módulo : Módulo 31 Resolução Algébrica de Sistemas de Equações do 1o Grau do duas Incógnitas pelo Método da Substituição
Indicação de estudo: pág.446 a  453,  estudar também pelo caderno e pela tarefa
Apostila :  04   

3.Módulo :Módulo 32    Resolução Algébrica de Sistemas de  Equações do 1o Grau do duas Incógnitas pelo Método da Adição.
Indicação de estudo: pág 454 a 459
Apostila : 04    
Aula dia:   29/11                             Avaliação dia:  03/12     



Matéria:   Matemática/Álgebra        ano: 9o               Professor(a): Wilma

Conteúdos de Estudo: Equações Redutíveis a Equações do Segundo Grau.
1.Módulo : Módulo 30 : Equações Literais, Equações Irracionais e Equações Biquadradas
Indicação de estudo: página  354 a 363    estudar também  pelo caderno e pelas Tarefas
Apostila :04
Aula dia:   29/11                             Avaliação dia:  30/11     



                       CONTEÚDOS DE GEOMETRIA


Matéria: Geometria                  ano: 6o         Professor: Felicio Ribeiro
Tópicos:
1.   Módulo 39: Representação de poliedros.
Indicação de estudo:
Apostila 4: Estudar todo o módulo;
                  Estudar pela apostila, caderno e Atividade Avaliativa deste 3º trimestre (trabalho para 03/10 já corrigido e devolvido aos alunos em 09/10);
                  Estudar pela avaliação mensal deste trimestre, realizada em 22/10/18;
                  Exercícios complementares nos 34, 35 e 36, página 425.

Aulas dia: 29/11/18                                             Avaliação dia: 03/12/18 




Matéria:  Geometria                ano: 7º        Professora: Celeste
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo: 36 – Distâncias e áreas do paralelogramo e do triângulo.
Indicação de estudo: módulo completo (teoria e exercícios)
Apostila : 4  
Aula dia:  28 /11                  Avaliação dia: 30/11

Matéria:  Geometria    ano:8º        Professora: Celeste
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo :  33 – Simetria de Reflexão
Indicação de estudo: construções e teoria
Apostila  4  
2.Módulo : 34 – Simetria de rotação
Indicação de estudo: construções e teoria
Apostila 4  
Aula dia: 28 /11             Avaliação dia:  30/11     


Matéria:  Geometria          ano: 9º        Professora: Celeste
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo :  29 – Demonstrações em Geometria
Indicação de estudo: módulo completo
Apostila 4  
2.Módulo : 32 – Polígonos regulares.
Indicação de estudo: ângulo interno (ai), ângulo externo (ae), apótema.
Apostila  4  
Aula dia:  28 / 11                 Avaliação dia:   30/11    


CONTEÚDOS DE PORTUGUÊS

Matéria: Português            ano: 6°          Professor(a): Rita

Conteúdos de Estudo:
1.Módulo : Conjunção
Indicação de estudo: págs. 17 a 29
Apostila : 04   
2.Módulo : Concordância Nominal
Indicação de estudo: págs. 47 a 58
Apostila : 04  

Aula dia:  28/11                                          Avaliação dia:  30/11     


Matéria: Português            ano: 7°                Professor(a): Rita

Conteúdos de Estudo:
1.Módulo : Concordância Verbal
Indicação de estudo:– págs. 72 a 82
Apostila : 03    
2.Módulo : A contribuição de povos africanos para língua portuguesa
Indicação de estudo:– págs. 80 a 92
Apostila : 04  

Aula dia:   29/11                                                 Avaliação dia:    03/12   



Matéria:  Português                     ano: 8º                      Professor(a): Cécí
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo : Módulo 38
Indicação de estudo: exercícios de tarefas e caderno
Apostila 4  páginas  12 a 14     e  páginas   26 e 27

2.Módulo :Módulo 41  
Indicação de estudo: exercícios de tarefas e caderno
Apostila 4  páginas  47 a 59    

3.Módulo:. Módulo 44  
Indicação de estudo: exercícios de tarefas e caderno
Apostila 4  páginas  83 a 92      
Aula dia:   28/11                          Avaliação dia:  03/12    


Matéria:  Português              ano: 9o               Professora: Cécí
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo : Módulo 37
Indicação de estudo: exercícios de Tarefas e caderno
Apostila 4  páginas  11 a 24   
2.Módulo :Módulo 40  
Indicação de estudo: exercícios de Tarefas e caderno
Apostila 4  páginas  36 a 47    
3.Módulo:. Módulo 43  
Indicação de estudo: exercícios de Tarefas e caderno
Apostila  4  páginas  63 a 71      
Aula dia:   29/11                            Avaliação dia:  03/12   



CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS

Matéria: Ciências                 ano: 6º                         Professor(a): Caroline
Conteúdos de Estudo:
SOLOS (formação do solo, tipos de solos e componentes do solo); INTERAÇÕES ECOLÓGICAS (relações harmônicas e desarmônicas); ASTRONOMIA (o sistema solar, movimento aparente do Sol, movimentos de rotações e translação, estações do ano, lua e eclipses).

1.Módulo: SOLOS
Indicação de estudo: Formação do solo, tipos de solos e componentes do solo.
Apostila: 3 – módulos 19 e 20    

2.Módulo: INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
Indicação de estudo: Relações harmônicas e desarmônicas;
Apostila: 3 – módulo 24   

3.Módulo: ASTRONOMIA
Indicação de estudo: o sistema solar, movimento aparente do Sol, movimentos de rotações e translação, estações do ano, lua e eclipses.
Apostila: 4 – módulos 28, 29, 30, 31 e 32. 
Aula dia: 29/11 (5ª feira) 8h45                    Avaliação dia: 04/12 (3ª feira) 10h30



Matéria: Ciências                ano: 7º                        Professor(a): Caroline
Conteúdos de Estudo:
CRANIADOS, PEIXES, ANFÍBIOS, RÉPTEIS E AVES - Novidades evolutivas, representantes, modo de obtenção de alimento, Hábitos de vida e habitat.
PLANTAS (BRIÓFITAS, PTERIDÓFITAS, GIMINOSPERMAS E ANGIOSPERMAS) - Novidades evolutivas, representantes, modo de obtenção de alimento, porte e habitat.

1.Módulo: CRANIADOS E PEIXES
Indicação de estudo: Novidades evolutivas, representantes, modo de obtenção de alimento, Hábitos de vida e habitat.
Apostila: 3 – módulos 20 e 25    

2.Módulo: PLANTAS (BRIÓFITAS, PTERIDÓFITAS, GIMINOSPERMAS E ANGIOSPERMAS)
Indicação de estudo: Novidades evolutivas, representantes, modo de obtenção de alimento, porte e habitat.
Apostila: 3 – módulos 21 e 23; 4 – 27 e 30  

3.Módulo: VERTEBRADOS TERRESTRES (ANFÍBIOS, RÉPTEIS E AVES)
Indicação de estudo: Novidades evolutivas, representantes, modo de obtenção de alimento, Hábitos de vida e habitat.
Apostila: 4 – módulos 26, 28, 29. 
Aula dia: 27/11 (2ª feira) 10h30 – 12h        Avaliação dia: 03/12 (2ª feira) 10h30    


Matéria: Ciências (Física e Biologia)         ano: 8º           Professora: Caroline
Conteúdos de Estudo:
FÍSICA: LEIS DE MOVIMENTO E QUEDA LIVRE DOS CORPOS (teoria e exercícios das Leis de Newton); ALAVANCAS (teoria e diferença dos três tipos de alavancas e exercícios); ENERGIA (tipos de energias e suas transformações); TERMOMETRIA (Transformações térmicas Kelvin e º Célsius).

BIOLOGIA: SISTEMA REPRODUTOR (tipos de reprodução entre os seres vivos; nos seres humanos – diferenças morfológicas entre sistema genital masculino e feminino); SISTEMA REPRODUTOR (tipos de reprodução entre os seres vivos; nos seres humanos – diferenças morfológicas entre sistema genital masculino e feminino); OVULAÇÃO, MENSTRUAÇÃO E FECUNDAÇÃO (definições principais, processos desde a ovulação até a fecundação - hormônios e órgãos associados).

Matéria: FÍSICA                            
1.Módulo: LEIS DE MOVIMENTO E QUEDA LIVRE DOS CORPOS
Indicação de estudo: Teoria e exercícios das Leis de Newton
Apostila: 3 – módulo 13    

2.Módulo: ALAVANCAS
Indicação de estudo: Teoria e diferença dos três tipos de alavancas e exercícios;
Apostila: 3 – módulo 14

3.Módulo: ENERGIA
Indicação de estudo: tipos de energias e suas transformações;
Apostila: 4 – módulo 15.

4.Módulo: TERMOMETRIA
Indicação de estudo: Transformações térmicas Kelvin e º Célsius.
Apostila: 4 – módulo 17.

Matéria: BIOLOGIA
1.Módulo: SISTEMA NERVOSO
Indicação de estudo: Neurônios, sinapses, sistema nervoso central e sistema nervoso periférico (principais constituintes e funções)
Apostila: 3 – módulos 13 e 14.

2.Módulo: SISTEMA REPRODUTOR
Indicação de estudo: Tipos de reprodução entre os seres vivos; nos seres humanos – diferenças morfológicas entre sistema genital masculino e feminino;
Apostila: 3 – módulo 18 e 19.

3.Módulo :  OVULAÇÃO, MENSTRUAÇÃO E FECUNDAÇÃO
Indicação de estudo: Definições principais, processos desde a ovulação até a fecundação (hormônios e órgãos associados).
Apostila: 4 – módulo 20.
Aula dia: 27/11 8h45 – 10h15                         Avaliação dia: 04/12  8h45      



Matéria: Ciências (Física e Química)       ano: 9º            Professora: Caroline

Conteúdos de Estudo:
FÍSICA: RESISTORES ELÉTRICOS (Circuito simples, paralelo e misto, exercícios); MAGNETISMO ((polos magnéticos, campo magnético terrestre) ELETROMAGNETISMO (corrente elétrica e campo magnético) e ONDAS ELETROMAGNÉTICAS (ondas elétricas e magnéticas, espectro magnético);

QUÍMICA: LIGAÇÕES QUÍMICAS ( lei do octeto, tipos de ligações e exercícios); ÁCIDOS E BASES, SAIS E ÓXIDOS (Principais características, modo de identificação e aplicações).

Matéria: FÍSICA                             
1.Módulo: RESISTORES ELÉTRICOS
Indicação de estudo: Circuito simples, paralelo e misto, exercícios.
Apostila: 3 – módulo 14

2.Módulo: MAGNETISMO
Indicação de estudo: MAGNETISMOS (polos magnéticas, campo magnético terrestre) ELETROMAGNETISMO (corrente elétrica e campo magnético) e ONDAS ELETROMAGNÉTICAS (ondas elétricas e magnéticas, espectro magnético);
Apostila: 4 – módulos 16, 17 e 18.

Matéria: QUÍMICA
1.Módulo: LIGAÇÕES QUÍMICAS
Indicação de estudo: Lei do octeto, tipos de ligações e exercícios.
Apostila: 3 – módulo 14

2.Módulo: ÁCIDOS E BASES, SAIS E ÓXIDOS
Indicação de estudo: Principais características, modo de identificação e aplicações.
Apostila: 4 – módulos 15 e 16.

Aula dia: 27/11 (2ª feira) 7h15 – 8h45          Avaliação dia: 04/12 (3ª feira) 7h15       

Carnês 2019


segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Recuperação Paralela


Informações

Recuperação Paralela 3º trimestre


As aulas acontecem em horário especial (de 27 a 29/11) e as avaliações serão realizadas entre 30/11 e  04/12, sendo 3 avaliações por dia. (vide cronograma abaixo).


* A média é substitutiva .
                * Casos especiais:
        # Alunos que conseguiram os 21 pontos, mas ficaram sem média no 3º trimestre: 
A escola orienta os pais  para que os filhos realizem os estudos de Recuperação devido ao conteúdo que ficou defasado.
# Alunos que estão com média no 3º trimestre, mas não tem 21 pontos: poderão realizar os estudos de Recuperação Paralela para aumentar a nota e evitar a Recuperação Final.
Obs.: Os conteúdos a serem cobrados na Recuperação serão postados até dia 23/11 no blog.

Recuperação Final 

   Se, ao final do ano letivo, após as três recuperações paralelas, o aluno não conseguir o total de 21 pontos (média anual 7,0) ele fará avaliações de Recuperação Final, em até 4 disciplinas, em que tenha atingido o mínimo de 15 pontos na soma das 3 médias.
   Para essas avaliações não há aula. A escola entra em contato com os pais avisando a data (10, 11 e 12 de dezembro), o horário e o conteúdo de estudo de cada prova.

Obs.: Os conteúdos a serem cobrados na Recuperação Final serão postados no blog até 04/12.


Cronograma de Aulas e Avaliações








Fico á disposição para esclarecimentos.