segunda-feira, 26 de novembro de 2018
Boletim 3º Trimestre
Senhores Pais / Responsáveis
Informo que o boletim referente ao 3º trimestre foi entregue aos alunos na última sexta- feira (23/11), conforme calendário.
Os alunos que não obtiveram 21 pontos receberam juntamente com o boletim o cronograma de aulas e avaliações.
Os alunos que obtiveram 21 pontos, mas não tiveram média 7,0 no 3º trimestre, também receberam o cronograma, pois demonstraram defasagem no conteúdo.
Lembramos que o requerimento deve ser feito na secretaria até hoje (26/11) às 17h.
Amanhã, 27/11 iniciam-se as aulas de recuperação.
O Cronograma de aulas e provas e os Conteúdos de Estudo já se encontram no blog.
quarta-feira, 21 de novembro de 2018
Conteúdos da Recuperação Paralela
Estamos disponibilizando os conteúdos a serem trabalhados nas aulas de Recuperação Paralela do 3º trimestre.
CONTEÚDOS DE ESPANHOL
Matéria: Espanhol ano: 7º
Professor(a):Lourice Guerra
Conteúdos
de Estudo:
1.Módulo 9 -
Reglas de Acentuación / El Imperativo Afirmativo (regulares e Irregulares)
2.Módulo 10 – Oraciones Condicionales
Aula dia: 27/11 Avaliação dia: 03/12
Matéria: Espanhol ano: 8º Professor(a):Lourice Guerra
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo 8 – Pronombres de Complementos directos
2.Módulo 9 – Pronombres de Complementos Indirectos /
Verbos de Cambio
3.Módulo 19 – Refranes / Conjunciones
Coordinantes
Aula dia:
27/11 Avaliação
dia: 4/12
Matéria: Espanhol ano: 9º Professor(a):Lourice Guerra
Conteùdos
de Estudo:
1.Módulo 8 – El Imperativo Afirmativo (
Regulares e Irregulares)
2.Módulo 9 - El Imperativo Negativo
(Regulares e Irregulares) y otras formas de expresar Ordenes, Instrucciones y
Sugerencias.
3.Módulo 10 – Paises Americanos con
lengua española / El Pretérito Imperfecto de Subjuntivo
Aula dia:
27/11 Avaliação
dia: 3/12
CONTEÚDOS DE INGLÊS
Matéria:
Inglês ano: 7º
Professor(a): Soraia
Conteúdo de Estudo: Simple Past
Módulo :20
Indicação de estudo: páginas:167,168,170
Módulo :21
Indicação de estudo: páginas: 175 e 178
Aula dia:
28/11 Avaliação
dia: 30/11
Matéria:
Inglês ano: 8
Professor(a): Soraia
Conteúdos de Estudo: If clause type 1 e 2
Módulo :21
Indicação de estudo: páginas: 159,160
Módulo :22
Indicação de estudo: páginas: 163,164,165,166
Aula dia:
27/11 Avaliação
dia: 4/12
Matéria:
Inglês ano: 9º Professor(a): Soraia
Conteúdos de Estudo: passive voice
Módulo :21
Indicação de estudo: páginas: 151,152
Módulo :22
Indicação de estudo: páginas: 161,162,163.
Aula dia:
28/11 Avaliação
dia: 30/11
CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA
Matéria: Geografia ano: 6°
Professor(a): Mª Beatriz
Conteúdos
de Estudo:
1.Módulo
:17 População Brasileira: os indígenas
Indicação de estudo: conteúdo e exercícios (pág.186 até
197)
Apostila : 4
2.Módulo
: 18 População Brasileira: os brancos
Indicação de estudo: conteúdo e exercícios (pág. 198 até
208)
Apostila : 4
Aula dia:
27/11 Avaliação
dia: 03/12
Matéria: Geografia ano: 7° Professor(a): Mª Beatriz
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo
:14 As diferentes divisões do Brasil
Indicação de estudo: conteúdo e exercícios (pág.206 até 211)
Apostila : 4
2.Módulo
: 15 O Complexo Centro-Sul
Indicação de estudo: conteúdo e exercícios (pág. 212 até
229)
Apostila : 4
Aula dia:
27/11 Avaliação
dia: 04/12
Matéria: Geografia ano: 8° Professor(a): Mª Beatriz
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo
:13 Estados Unidos: as atividades
industriais
Indicação de estudo: conteúdo e exercícios (pág.206 até 225)
Apostila : 4
2.Módulo
: 14 Canadá: parceiro dos Estados Unidos
Indicação de estudo: conteúdo e exercícios (pág. 226 até 239)
Apostila : 4
Aula dia: 27/11 Avaliação
dia: 30/11
Matéria: Geografia ano: 9° Professor(a): Mª Beatriz
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo:
14 O que é Globalização
Indicação de estudo: conteúdo e exercícios (pág.161 até
168)
Apostila : 4
2.Módulo
:15 A divida externa
Indicação de estudo: conteúdo e exercícios (pág. 169 até
178)
Apostila : 4
Aula dia: 27/11 Avaliação
dia: 04/12
CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
Matéria:
Matemática ano: 6o Professor: Felício Ribeiro
Conteúdos de estudo:
1.
Módulo
28: Áreas do retângulo e do quadrado.
Indicação de estudo:
Apostila 3: p.347, ex.1 ao 3; p. 348, ex. 1; p.351;
ex.2-a; p.354; ex.1 (área do retângulo);
p.349; ex.1 ao 3; p.350; ex.1 e 2-a;
p.354; ex.4 (área do quadrado);
p.351, ex.2-b-c; p.352, ex. 3-a; p.355;
ex.8 (área do triângulo).
2. Módulo 32: Múltiplos e divisores.
Indicação de estudo:
Apostila 4: p. 320 a 324: Divisibilidade por 2, 3, 5, 9 e
10;
p. 326: ex. 7.
3. Módulo 33: Números primos e fatores primos de um
número.
Indicação de estudo:
Apostila 4: p. 331
e 332, ex. 1 (os 7 primeiros números primos);
p. 336: Processo prático de
fatoração. Treinar ex. inicial da pág. 337 e também a fatoração dos números 24,
36, 42, 50, 54, 80 e 88;
p. 338 e 339: Processo
prático para determinar os divisores de um número. Treinar ex. 1, p. 339 e ex.
inicial da p. 338 (“a” ao “d”) por este mesmo processo.
4. Módulo 34: Frações equivalentes.
Indicação de estudo:
Apostila
4: p. 348: síntese (entender o conceito);
p. 349 e 350: Explorando
propriedades, ex. 1 ao 4;
p. 350: Quadro das
Propriedades das Frações Equivalentes; Definição de “fração irredutível”;
p. 351: Exercício 1.
Aulas dia: 28/11/18 Avaliação
dia: 04/12/18
Matéria: Matemática ano: 7o Professor: Felicio Ribeiro
Conteúdos de estudo:
1.
Módulo
27: Média, moda e mediana: medidas
estatísticas.
Indicação
de estudo:
Apostila 3: p. 398-399, teoria; p. 401; ex.4;
p. 455; ex.17-a,c
2. Módulo 29:
Álgebra.
Indicação de estudo:
Apostila 3: p. 416,
“Expressões Algébricas” – Termos utilizados na linguagem algébrica (estão em
negrito no texto); p. 418, “Valor numérico”; p. 419, “Termos semelhantes”;
p. 416, exercícios 1 e 2;
p.
418, ex. 2-a; p. 419, ex. 1;
p.
420, ex. 2 e 3; p. 422, ex. 7, “a” até o “f”;
p.
425; ex. 8 e 9 “a, b, d, e”.
3.
Módulo
30: Equações do primeiro grau com uma
incógnita.
(Sempre utilizando a propriedade
da igualdade conforme realizado em sala de aula)
Indicação de estudo:
Apostila
3: p. 430; ex. 1; p. 433: Aplicação da
propriedade de igualdade (exemplos);
p. 435; ex. 1, “a” até o
“f”; “m” até o “q”;
p. 437, ex. 3, “a” até o “f”.
4. Módulo 35: Regra de três e problemas de proporcionalidade.
Indicação de estudo:
Apostila 4: Entender os procedimentos da “regra de três”
e saber diferenciar os cálculos dos exemplos 1 e 2 (p. 381 e 382);
Pág. 385, ex. 1 (“a”); pág. 388, Resolução de
problemas de proporcionalidade, ex. 2 (último da página); pág. 390, ex. 9;
Estudar
pela apostila e caderno: principalmente os “exercícios complementares” nos
1 (“c”, “d”); 4 (“a”); 6 (“a”) e 7 (“a”, “d”, “e”, “g”), pág. 472 e 474;
Estudar
pelas avaliações anteriores (testão).
Aulas dia: 29/11/18 Avaliação dia: 04/12/18
Matéria: Matemática/Álgebra ano: 8o Professor(a): Wilma
Conteúdos de Estudo: Sistemas de
Equações e Áreas e o Teorema de
Pitágoras
1.Módulo : Módulo 29 Áreas e o Teorema
de Pitágoras
Indicação de estudo: página 422 a 433 estudar também pelo caderno e pela Tarefa
Apostila :04
2.Módulo : Módulo 31 Resolução Algébrica de Sistemas de Equações do 1o
Grau do duas Incógnitas pelo Método da Substituição
Indicação de estudo: pág.446 a 453,
estudar também pelo caderno e pela tarefa
Apostila : 04
3.Módulo :Módulo 32 Resolução
Algébrica de Sistemas de Equações do 1o
Grau do duas Incógnitas pelo Método da
Adição.
Indicação de estudo: pág 454 a 459
Apostila : 04
Aula dia:
29/11 Avaliação dia: 03/12
Matéria: Matemática/Álgebra ano: 9o Professor(a): Wilma
Conteúdos de Estudo: Equações Redutíveis a Equações do Segundo
Grau.
1.Módulo : Módulo 30 : Equações Literais, Equações Irracionais e Equações
Biquadradas
Indicação de estudo: página 354 a 363 estudar também pelo caderno e pelas Tarefas
Apostila :04
Aula dia:
29/11 Avaliação dia: 30/11
CONTEÚDOS DE GEOMETRIA
Matéria:
Geometria ano: 6o Professor: Felicio Ribeiro
Tópicos:
1. Módulo 39: Representação de
poliedros.
Indicação de estudo:
Apostila 4: Estudar todo o módulo;
Estudar pela apostila,
caderno e Atividade Avaliativa deste 3º trimestre (trabalho para 03/10 já
corrigido e devolvido aos alunos em 09/10);
Estudar pela avaliação mensal deste
trimestre, realizada em 22/10/18;
Exercícios complementares nos
34, 35 e 36, página 425.
Aulas dia: 29/11/18 Avaliação
dia: 03/12/18
Matéria: Geometria ano: 7º Professora: Celeste
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo:
36 – Distâncias e áreas do paralelogramo e do triângulo.
Indicação de estudo: módulo completo (teoria e exercícios)
Apostila : 4
Aula dia:
28 /11 Avaliação
dia: 30/11
Matéria: Geometria ano:8º Professora: Celeste
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo
: 33 – Simetria de Reflexão
Indicação de estudo: construções e teoria
Apostila 4
2.Módulo
: 34 – Simetria de rotação
Indicação de estudo: construções e teoria
Apostila 4
Aula dia: 28 /11 Avaliação
dia: 30/11
Matéria: Geometria ano: 9º Professora: Celeste
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo
: 29 – Demonstrações em Geometria
Indicação de estudo: módulo completo
Apostila 4
2.Módulo
: 32 – Polígonos regulares.
Indicação de estudo: ângulo interno (ai), ângulo externo
(ae), apótema.
Apostila 4
Aula dia: 28 / 11 Avaliação
dia: 30/11
CONTEÚDOS DE PORTUGUÊS
Matéria:
Português ano: 6°
Professor(a): Rita
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo
: Conjunção
Indicação de estudo: págs. 17 a 29
Apostila : 04
2.Módulo
: Concordância Nominal
Indicação de estudo: págs. 47 a 58
Apostila : 04
Aula dia:
28/11 Avaliação
dia: 30/11
Matéria:
Português ano: 7°
Professor(a): Rita
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo : Concordância Verbal
Indicação de estudo:– págs. 72 a 82
Apostila : 03
2.Módulo : A contribuição de povos
africanos para língua portuguesa
Indicação de estudo:– págs. 80 a 92
Apostila : 04
Aula dia:
29/11 Avaliação dia: 03/12
Matéria: Português ano: 8º Professor(a): Cécí
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo : Módulo 38
Indicação de estudo: exercícios de tarefas e caderno
Apostila 4 páginas
12 a 14 e páginas
26 e 27
2.Módulo :Módulo 41
Indicação de estudo: exercícios de tarefas e caderno
Apostila 4 páginas
47 a 59
3.Módulo:. Módulo 44
Indicação de estudo: exercícios de tarefas e caderno
Apostila 4 páginas
83 a 92
Aula dia:
28/11 Avaliação dia: 03/12
Matéria: Português ano: 9o Professora: Cécí
Conteúdos de Estudo:
1.Módulo : Módulo 37
Indicação de estudo: exercícios de Tarefas e caderno
Apostila 4 páginas
11 a 24
2.Módulo :Módulo 40
Indicação de estudo: exercícios de Tarefas e caderno
Apostila 4 páginas
36 a 47
3.Módulo:. Módulo 43
Indicação de estudo: exercícios de Tarefas e caderno
Apostila
4 páginas 63 a 71
Aula dia:
29/11 Avaliação
dia: 03/12
CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS
Matéria: Ciências ano: 6º Professor(a): Caroline
Conteúdos de Estudo:
SOLOS (formação do solo,
tipos de solos e componentes do solo); INTERAÇÕES ECOLÓGICAS (relações
harmônicas e desarmônicas); ASTRONOMIA (o sistema solar, movimento aparente do
Sol, movimentos de rotações e translação, estações do ano, lua e eclipses).
1.Módulo: SOLOS
Indicação de estudo: Formação do solo, tipos de solos e
componentes do solo.
Apostila: 3 – módulos 19 e
20
2.Módulo: INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
Indicação de estudo: Relações harmônicas e desarmônicas;
Apostila: 3 – módulo 24
3.Módulo: ASTRONOMIA
Indicação de estudo: o sistema solar, movimento aparente do
Sol, movimentos de rotações e translação, estações do ano, lua e eclipses.
Apostila: 4 – módulos 28,
29, 30, 31 e 32.
Aula dia: 29/11 (5ª feira) 8h45 Avaliação dia: 04/12 (3ª feira) 10h30
Matéria: Ciências ano: 7º Professor(a):
Caroline
Conteúdos de Estudo:
CRANIADOS, PEIXES,
ANFÍBIOS, RÉPTEIS E AVES - Novidades evolutivas, representantes, modo de
obtenção de alimento, Hábitos de vida e habitat.
PLANTAS (BRIÓFITAS,
PTERIDÓFITAS, GIMINOSPERMAS E ANGIOSPERMAS) - Novidades evolutivas,
representantes, modo de obtenção de alimento, porte e habitat.
1.Módulo: CRANIADOS E PEIXES
Indicação de estudo: Novidades evolutivas, representantes,
modo de obtenção de alimento, Hábitos de vida e habitat.
Apostila: 3 – módulos 20 e
25
2.Módulo:
PLANTAS (BRIÓFITAS, PTERIDÓFITAS, GIMINOSPERMAS E ANGIOSPERMAS)
Indicação de estudo: Novidades evolutivas, representantes,
modo de obtenção de alimento, porte e habitat.
Apostila: 3 – módulos 21 e
23; 4 – 27 e 30
3.Módulo:
VERTEBRADOS TERRESTRES (ANFÍBIOS, RÉPTEIS E AVES)
Indicação de estudo: Novidades evolutivas, representantes,
modo de obtenção de alimento, Hábitos de vida e habitat.
Apostila: 4 – módulos 26,
28, 29.
Aula dia: 27/11 (2ª feira) 10h30 – 12h Avaliação dia: 03/12 (2ª feira) 10h30
Matéria:
Ciências (Física e Biologia) ano: 8º Professora: Caroline
Conteúdos de Estudo:
FÍSICA: LEIS DE MOVIMENTO E QUEDA LIVRE DOS
CORPOS (teoria e exercícios das Leis de Newton); ALAVANCAS (teoria e diferença
dos três tipos de alavancas e exercícios); ENERGIA (tipos de energias e suas
transformações); TERMOMETRIA (Transformações térmicas Kelvin e º Célsius).
BIOLOGIA: SISTEMA REPRODUTOR (tipos de
reprodução entre os seres vivos; nos seres humanos – diferenças morfológicas
entre sistema genital masculino e feminino); SISTEMA REPRODUTOR (tipos de
reprodução entre os seres vivos; nos seres humanos – diferenças morfológicas
entre sistema genital masculino e feminino); OVULAÇÃO, MENSTRUAÇÃO E FECUNDAÇÃO
(definições principais, processos desde a ovulação até a fecundação - hormônios
e órgãos associados).
Matéria: FÍSICA
1.Módulo:
LEIS DE MOVIMENTO E QUEDA LIVRE DOS CORPOS
Indicação de estudo: Teoria e exercícios das Leis de Newton
Apostila: 3 – módulo 13
2.Módulo:
ALAVANCAS
Indicação de estudo: Teoria e diferença dos três tipos de
alavancas e exercícios;
Apostila: 3 – módulo 14
3.Módulo:
ENERGIA
Indicação de estudo: tipos de energias e suas
transformações;
Apostila: 4 – módulo 15.
4.Módulo:
TERMOMETRIA
Indicação de estudo: Transformações térmicas Kelvin e º
Célsius.
Apostila: 4 – módulo 17.
Matéria:
BIOLOGIA
1.Módulo: SISTEMA NERVOSO
Indicação de estudo: Neurônios, sinapses, sistema nervoso
central e sistema nervoso periférico (principais constituintes e funções)
Apostila: 3 – módulos 13 e
14.
2.Módulo:
SISTEMA REPRODUTOR
Indicação de estudo: Tipos de reprodução entre os seres
vivos; nos seres humanos – diferenças morfológicas entre sistema genital
masculino e feminino;
Apostila: 3 – módulo 18 e
19.
3.Módulo
: OVULAÇÃO, MENSTRUAÇÃO E FECUNDAÇÃO
Indicação de estudo: Definições principais, processos desde
a ovulação até a fecundação (hormônios e órgãos associados).
Apostila: 4 – módulo 20.
Aula dia: 27/11 8h45 – 10h15 Avaliação
dia: 04/12 8h45
Matéria:
Ciências (Física e Química) ano:
9º Professora:
Caroline
Conteúdos de Estudo:
FÍSICA: RESISTORES
ELÉTRICOS (Circuito simples, paralelo e misto, exercícios); MAGNETISMO ((polos
magnéticos, campo magnético terrestre) ELETROMAGNETISMO (corrente elétrica e
campo magnético) e ONDAS ELETROMAGNÉTICAS (ondas elétricas e magnéticas,
espectro magnético);
QUÍMICA: LIGAÇÕES QUÍMICAS
( lei do octeto, tipos de ligações e exercícios); ÁCIDOS E BASES, SAIS E ÓXIDOS
(Principais características, modo de identificação e aplicações).
Matéria: FÍSICA
1.Módulo:
RESISTORES ELÉTRICOS
Indicação de estudo: Circuito simples, paralelo e misto,
exercícios.
Apostila: 3 – módulo 14
2.Módulo: MAGNETISMO
Indicação de estudo: MAGNETISMOS (polos magnéticas, campo
magnético terrestre) ELETROMAGNETISMO (corrente elétrica e campo magnético) e
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS (ondas elétricas e magnéticas, espectro magnético);
Apostila: 4 – módulos 16,
17 e 18.
Matéria: QUÍMICA
1.Módulo:
LIGAÇÕES QUÍMICAS
Indicação de estudo: Lei do octeto, tipos de ligações e exercícios.
Apostila: 3 – módulo 14
2.Módulo:
ÁCIDOS E BASES, SAIS E ÓXIDOS
Indicação de estudo: Principais características, modo de
identificação e aplicações.
Apostila: 4 – módulos 15 e
16.
Aula dia: 27/11 (2ª feira) 7h15 – 8h45 Avaliação
dia: 04/12 (3ª feira) 7h15
segunda-feira, 19 de novembro de 2018
Recuperação Paralela
Informações
Recuperação Paralela 3º trimestre
As aulas acontecem em
horário especial (de 27 a 29/11) e as avaliações serão realizadas entre 30/11 e
04/12, sendo 3 avaliações por dia. (vide cronograma abaixo).
* A média é
substitutiva .
* Casos especiais:
# Alunos que conseguiram os 21 pontos, mas
ficaram sem média no 3º trimestre:
A escola orienta os pais para que os
filhos realizem os estudos de Recuperação devido ao conteúdo que ficou
defasado.
# Alunos que estão com média no 3º trimestre,
mas não tem 21 pontos: poderão realizar os estudos de Recuperação Paralela
para aumentar a nota e evitar a Recuperação Final.
Obs.: Os conteúdos a serem cobrados na Recuperação serão postados até dia 23/11 no blog.
Recuperação Final
Se, ao final do ano letivo, após as três recuperações paralelas, o aluno não conseguir o total de 21 pontos (média anual 7,0) ele fará avaliações de Recuperação Final, em até 4 disciplinas, em que tenha atingido o mínimo de 15 pontos na soma das 3 médias.
Para essas avaliações não há aula. A escola entra em contato com os pais avisando a data (10, 11 e 12 de dezembro), o horário e o conteúdo de estudo de cada prova.
Obs.: Os conteúdos a serem cobrados na Recuperação Final serão postados no blog até 04/12.
Cronograma de Aulas e Avaliações
Fico á disposição para esclarecimentos.
Assinar:
Postagens (Atom)