terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Estudando Matemática !!



#dicasdofelicio


6º ano:

 # Conhecer os nºs naturais e as principais características do Sistema de Numeração Decimal, conforme quadro da pág. 294;

 # Saber decompor um número natural conforme matéria no caderno, e de acordo com os ex. 1 da pág. 296 e ex. 3 da pág. 298, onde utilizamos as 4 principais formas de decomposição: 1a) algarismo mais a abreviatura de cada ordem; 2ª) aditiva;   3a) aditiva e multiplicativa;   4a) polinomial.

 # Pág. 313 – quadro. Principais características do nosso sistema de numeração: utiliza 10 símbolos chamados de algarismos; base de contagem é 10; é posicional; o sistema é aditivo e multiplicativo; tem classes e ordens; etc. Ex. 6, pág. 318;

  # Pág. 315: regras para a escrita da numeração romana. Saber transformar um número qualquer, 26, por exemplo, em número romano (XX VI) e vice-versa, ou seja, saber transformar o número C X V em 115.

  # Pág. 317, ex. 4 e 5: Transformar números (ano) no sistema indo-arábico em romanos e vice-versa. Também identificar a que século pertence um ano qualquer.

 # Pág. 326, Seção “de olho” na potenciação. Saber os nomes de cada elemento da multiplicação e também da potenciação (fatores, produto, base, expoente e potência).

 # Pág. 327, ex. 2 e 3; pág. 333, ex. 3: Dada um potenciação (34, por ex.), transformá-la em multiplicação (3 x 3 x 3 x 3) e saber calcular o resultado (potência), que neste caso é 81

 # Pág. 327, ex. 3 (“b” e “c’); pág. 329, ex. 3 e 4: Determinar as potências (resultados) de potenciações de base 10 e vice-versa. Perceber a regra:
Ex1: 103 = ?  (Resp.: 1.000; observar que o expoente 3 indica que são 3 zeros na resposta, ou seja, os 3 zeros do 1.000).
Ex2:  100.000 = ?  (Resp.:  105; observar que os 5 zeros do cem mil serão o expoente 5 da base 10) !!!

# Pág. 329, ex. 1 e 2: Reduzir multiplicações ou divisões de potenciações a uma única potenciação, utilizando as propriedades conforme texto final da página 328. Também ex. 4 da pág. 333.

 # Pág. 329, “O expoente zero”. Conforme final do texto, na pág. 330, saber que: “todo número, diferente de zero, elevado ao expoente zero é igual a 1”.

 # Saber analisar e identificar os diferentes gráficos estudados – Colunas (simples ou múltiplas), Curvas ou Linhas (simples ou múltiplas), Barras (% complementares, simples ou múltiplas), gráficos de Setores ou Pizza e Infográficos. Eixos x e y. Título, fonte, legenda. Matéria também no caderno.



7º ano:

 # Saber responder, se uma imagem dada é ou não um infográfico, citando características, objetivo e vantagem. Final da p. 322.

 # A partir de uma série de números (positivos/negativos), saber identificar quais pertencem ao conjunto N – Naturais (que são o zero e os positivos); também saber quais pertencem ao conjunto Z – Inteiros Relativos (que são os negativos, o zero e os positivos). Colocá-los em ordem crescente e na reta numérica. O zero como ponto de referência. Como somar números positivos com negativos (jogo pág. 353).

# Amplitude Térmica (AT): saber utilizar a fórmula seguinte:                                              
AT= Tmáx - Tmin                 
                     
 Saber identificar entre 2 valores quaisquer, qual é o maior e qual é o menor. Em seguida, colocar na fórmula da AT = Temperatura maior – Temperatura menor; “o resultado será sempre um valor positivo”. Como se trata de temperaturas, a resposta será em graus Celsius (°C). Pág. 360 a 363, 369 e 370 (ex. 1, 2 e 5).

  # Saber desenhar a reta numérica (dando um nome a ela) e nela inserir valores positivos, junto com seus opostos ou simétricos e também o zero. Pág. 350 (ex. 3): mód. 4; 361 (ex. 2) até 363 (ex. 1).

 # Subconjuntos de Z: nomes e exemplificá-los, pág. 364 e ex. 7, pág. 367.
         # Saber calcular os valores e representar simbolicamente o módulo/valor absoluto de um número qualquer, assim como seus opostos/simétricos. Pág. 365 e 366. Pág. 367, ex. 4, 5 e 6; pág. 370, ex. 8, 9 10 e 11.

 # Adição de números inteiros relativos: pág. 372 a 375. Entender como interpretar o sinal positivo nestas adições. Estudar exercícios todos.

  # Subtração de números inteiros relativos: pág. 376 a 380. Entender como interpretar o sinal negativo nas subtrações. Estudar exercícios todos.

  # Adição Algébrica em Z e Soma algébrica: texto final da pág. 380 e início da 381. Pág. 381 a 383, ex. 1, 2, 3 e 5. Testes. Em casa, pág. 383 a 387: ex. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 12, 13, 14 e 15.


8º ano

 # Diferenciar população e amostra em pesquisas diversas; Identificar em textos, situações-problema ou pesquisas, a população ou a amostra; Análise e interpretação de gráficos e tabelas;

 # Revisão de anos anteriores: Cálculo de porcentagem; Dada uma parcela/parte de um todo e a porcentagem correspondente, determinar o todo, ou seja, a população total envolvida (pessoas, objetos, valores, etc); Medidas de tendência central (média, moda e mediana); Proporção; Regra de três.

 # Revisão do 7º ano: linguagem algébrica, redução de termos semelhantes, cálculo do valor numérico da expressão algébrica; pág. 431 a 433.

#  Revisão de anos anteriores: cálculos de áreas (quadrados, retângulos e triângulos), perímetros e volumes (cubos e paralelepípedos); Propriedade distributiva da multiplicação e divisão, em relação à adição e subtração.

 #  Classificação de expressões algébricas; pág. 432.

  #  Adição e subtração de polinômios; pág. 433, ex. 2.

  # Resolução de situações-problema diversas, através do uso da álgebra; pág. 433 a 438.

  # Atenção para o fato de, ao se reduzir termos semelhantes, sinais negativos antes dos parênteses acarretam na inversão dos sinais de TODOS os termos algébricos que se encontram dentro dos mesmos, quando então, são eliminados estes parênteses! Todo este processo deverá ser realizado passo a passo, para que o aluno não cometa equívocos e consiga assim, chegar aos resultados corretos.

 #  Ex. diversos do mód. e ex. feitos da Seção “em casa”, pg. 437 e 438.

 # Revisão 7º ano: resolução de equações do 1º grau com uma incógnita, utilizando as propriedades da igualdade, e assim, encontrar a raiz (solução) desta equação. Pág. 439 a 442

  # Analisar o conjunto Universo fornecido (no enunciado ou no contexto) e, a partir dele, determinar o conjunto Solução (raízes da equação que pertencem ao conjunto Universo). Pág. 443 a 445.

 # Inequações do 1º grau com uma incógnita: propriedades das desigualdades e conjunto Solução de uma inequação (notação simbólica), sempre comparando as raízes obtidas com o conjunto Universo. Pág. 446 a 451.

  # Exercícios da seção “em casa” 1 ao 9, pág. 452 a 454.


9º ano

Obs.: # Revisão de anos anteriores: Conjuntos numéricos – N, Z, Q; história; teoria de conjuntos (conj. União – U e Intersecção – ); necessidade de ampliação de campos numéricos pela impossibilidade de realização de operações inversas; relações de inclusão (N C Z; Z C Q, ...) e o diagrama de Venn; potenciação; linguagem matemática da teoria dos conjuntos (ϵ, ₵, Ↄ, etc); conjunto Universo e conjunto Solução de equações e inequações; linguagem simbólica para traduzir as propriedades de todos os elementos de um determinado conjunto e descrição de elementos de um conjunto (ex. 1 e 2, pág. 317 e ex. 4 e 5, pág. 342 já no módulo 2); Sistema Numérico Binário e Decimal (conversões entre um e outro). Pág. 308 a 319, caderno, exercícios e tarefas diversas.

 # Medidas de armazenamento computacional: transformação/conversão de unidades na base 2, utilizando esquema prático passado pelo docente (semelhante às conversões de medidas de massa, volume, área, etc). Pág. 319, 320, ex. 11 e 12 da pág. 323, caderno.


 # Um pouco de história do desenvolvimento da matemática; Escola Pitagórica; crenças (mônadas!); “choque” de ideias, debates com outros pensadores; Zenão e o “infinito intervalar”; o abalo das certezas pitagóricas; séculos de estudos deixados para segundo plano; retorno das discussões no período do Renascimento; o “varal” dos irracionais... Pág. 325, caderno, caderno e caderno!

 # Revisão do 8º ano: como converter um número decimal finito ou um número decimal infinito, porém, periódico, em uma fração que o represente como número Racional (Q), através do algoritmo da “fração geratriz”. Pág. 327, ex. 5 e 6; caderno e tarefa para 15/fevereiro.

#  Densidade dos conjuntos numéricos; ideia de “infinitésimo”. Pág. 328, teoria e caderno.

 #  A dúvida/dificuldade dos pitagóricos: a questão de qual seria o número que elevado ao quadrado resultaria em 2... Seria um número racional? Pág. 329, ex. 1-c (a diagonal de um quadrado de lados medindo 1 u.c.) e ex. 2, 3 e 4.

   #   O conjunto dos números Irracionais. Pág. 330 a 332. Saber que a união dos conjuntos racionais e irracionais forma o conjunto dos nos reais: Q U I = R

 # Números Irracionais na reta numérica e no chamado “Caracol dos Irracionais”. Revisão do 8º ano – Teorema de Pitágoras. O triângulo básico (3, 4, 5). Como determinar o valor da hipotenusa de um triângulo retângulo conhecendo-se as medidas dos catetos, ou, como encontrar o valor de um cateto sabendo-se o valor de outro cateto e também o da hipotenusa. Pág. 333, ex. 2; pág. 334, ex. 2; pág. 339, ex. 8.


 # Revisão de anos anteriores: Áreas de quadrados, retângulos e triângulos. Comprimento de diagonais. Pág. 335, ex. 3, 4 e 5. Estimativa de cálculo de raízes quadradas não exatas: entre quais números naturais consecutivos estão? Pág. 338, ex. 6. Operações com frações: com mesmo denominador e com denominadores distintos (mmc!). Divisores inteiros de um número natural. Notação científica, caderno.

  #  Exercícios complementares: pág. 428 e 429, nos 1, 2, 3, 6, 9 a 14.



Bons estudos!

Prof. Felicio, 24/02/19

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Conteúdos de Estudo Avaliação Mensal 1º trimestre



Conteúdos para Avaliação Mensal de Biologia 
data: 01 /03 / 2019

8º ano
Apostila:  1             Módulo(s): 1, 2 e 3            Páginas: 262 a 290
Obs.: Estudar a teoria e exercícios


Conteúdos para Avaliação Mensal de Química


data: 01 /03 / 2019
9º ano
Apostila:  1         Módulo(s): 1, 2 e 3                Páginas:  524 a 576
Obs.: Estudar a teoria e exercícios; Módulo 2 (538 a 542 e exercícios)




Conteúdos para Avaliação Mensal de História
Data: 07 / 03 / 2019
6º ano:
Apostila:  1                  Páginas: 116 a 129

7º ano:
Apostila:  1                  Páginas: 124 a 147

8º ano
Apostila:  1                  Páginas: 114 a 159

9º ano
Apostila:  1                 Páginas: 134 a 157




Conteúdos para Avaliação Mensal de MATEMÁTICA
data: 08/03/2019
6º ano:


Apostila: 1             Módulo: 2                 Páginas: 292 a 298
                                Módulo: 4                Páginas: 312 a 320
                                Módulo: 5                Páginas: 324 a 333
                                Módulo: 10              Páginas: 368 a 374


Nota: Estudar também pelo caderno, tarefas, exercícios complementares, Desafio do Leão e demais atividades realizadas.

7º ano:

Apostila: 1                  Módulo: 1                    Páginas: 322 a 328
                                    Módulo: 4                    Páginas: 348 a 359
                                    Módulo: 5                    Páginas: 360 a 371 

Nota: Estudar também pelo caderno, tarefas, exercícios complementares, Desafio do Leão e demais atividades realizadas.


8º ano

Apostila: 1                Módulo: 1                Páginas: 396 a 404
                                   Módulo: 4                  Páginas: 431 a 438
                                   Módulo: 5                  Páginas: 439 a  454

Nota: Estudar também pelo caderno, tarefas, exercícios complementares, Desafio do Leão e demais atividades realizadas.

9º ano

Apostila: 1             Módulo: 1                Páginas: 308 a 324
                               Módulo: 2                Páginas: 325 a 342

Nota: Estudar também pelo caderno, tarefas, exercícios complementares, Desafio do Leão e demais atividades realizadas



Conteúdos para Avaliação Mensal de PORTUGUÊS.

data: 11 / 03 / 2019
6º ano:

Apostila: 1             Módulo(s): 1, 2, 5    Páginas: 06 a 14//15 a 24//38 a 53
Obs.: Texto e Interpretação.


7º ano:

Apostila: 1             Módulo(s): 1, 2, 5     Páginas: 06 a 16//17 a 31//44 a 59
Obs.: Texto e Interpretação.

8º ano

Apostila:  1             Módulo (s): 1, 2 e 4          Páginas: 6 a 13,  14 a 26,  42 a 47   
               
9º ano


Apostila:  1             Módulo(s): 1, 2 e 5           Páginas: 6 a 16,  17 a 32,  53 a 62


Conteúdos para Avaliação Mensal de Matemática Geometria
data: 12 / 03 / 2019
6º ano:
Apostila:  1             Módulo (s): 6                           Páginas: 334  a  343

7º ano:
Apostila:  1             Módulo (s): 2 e 3                      Páginas: 329 a 336  / 337 a 345
                                                                                                                  
Obs.: Trazer compasso, régua e lápis de cor vermelho e azul

8º ano
Apostila:  1             Módulo (s): 2 e 3                      Páginas: 411 até 423 /426 até 432
                                                                                                                   
9º ano
Apostila:  1             Módulo (s): 4                              Páginas: 353 a 361


Conteúdos para Avaliação Mensal de Inglês
data: 13 / 03 / 2019
6º ano:
Apostila:  1             Módulo(s):            1,2,3 e 4  
                              
Páginas: 9,10,11,12,18,20,21,35,36,37

7º ano:
Apostila:  1             Módulo(s): 2,3 e 4.  
                                           
Páginas: 20,21,24,31,32,33,36

8º ano
Apostila:  1             Módulo(s):3 e 4 
                         
Páginas:13,30,31,32,37,38,41

9º ano
Apostila:  1             Módulo(s):1,2,3,4,5 e 6  
            

Páginas:11,12,13,18,19,20,25,26,33,37,42,43 e 45. 



Conteúdos para Avaliação Mensal de GEOGRAFIA

Data: 14 / 03 / 2019

6º ano:
Apostila:  1             Módulo(s): 1 e 2                                  Páginas: 168 até 193
Obs.: estudar também Estados e Capitais. Levar lápis de cor.


7º ano:
Apostila:  1             Módulo(s): 1,2 e 3                               Páginas: 190 até 223


8º ano
Apostila:  1             Módulo(s): 1,2 e 3                               Páginas: 184 até 211
Obs.: módulo 3 apenas até a página 211


9º ano
Apostila:  1             Módulo(s): 1                               Páginas: 222 até 260




Conteúdos para Avaliação Mensal de Español
data: 15/03/2019
6º ano:
Apostila:  1             Páginas: 08 a 22
Obs.: Também o conteúdo do caderno

7º ano:
Apostila:  1               Páginas: 08 a 23
Obs.:Verbos em Presente de Indicativo: Comprar, ser, estudiar, tener, Haber, gustar, estar, vivir y salir   

8º ano
Apostila:  1             Páginas: 10 a 21
Obs.: Verbos em Preterito Imperfecto (Regulares e Irregulares)

9º ano
Apostila:              Páginas: 08 a 24
Obs.: verbos em Presente de Subjuntivo (Regulares e Irregulares)



Conteúdos para Avaliação Mensal de Ciências (6º e 7º) e Física (8º e 9º)

data: 18 / 03 / 2019
6º ano:
Apostila:  1     Módulo(s): 1, 3 a 6      Páginas: 226 a 231; 238 a 251 e 256

Obs.: Estudar, além da teoria, os exercícios de cada módulo e caderno, compreender os conteúdos principais de cada módulo; (não é necessário estudar as atividades experimentais).

7º ano:
Apostila:  1             Módulo(s): 1 à 4                             Páginas: 254 a 290
Obs.: Estudar, além da teoria, os exercícios de cada módulo e anotações feitas no caderno.

8º ano
Apostila:  1             Módulo(s): 1 à 4                            Páginas: 312 a 368
Obs.: Estudar, além da teoria, os exercícios de cada módulo e caderno, compreender os conteúdos principais de cada módulo;

9º ano
Apostila:  1             Módulo(s): 1 à 3                             Páginas: 436 a 477
Obs.: Estudar teorias e fórmulas, refazer exercícios da apostila, estudar slide dado em sala e distribuído para os alunos.

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Avaliação Mensal 1º trimestre




       Data / Hora
                Matéria
01/03         7h15min
Biologia ( 8º ano)
Química ( 9º ano)
07/03          8h45min
História
08/03          7h15min
Matemática Álgebra
11/03          8h45min
Português
12/03          7h15min
Matemática Geometria
13/03          8h45min
Inglês
14/03          7h15min
Geografia
15/03          8h45min
Espanhol
18/03          7h15min
Ciências / Física
19/03       
Redação para 7º A

21/03         
Redação para 6º A e B;    7º B; 8º A e 9º A
22/03                         
  2ª chamada  14h  





























Para requerer a 2ª chamada é necessário:
1.Pagar taxa de R$ 40,00 por matéria.
2.Preencher o requerimento colocando o motivo real da falta.
3.Trazer atestado médico em caso de doença contagiosa.
Prazo para o requerimento: 24 horas após o retorno  do aluno à escola. Após esse prazo, o aluno
perderá o direito de requerer a 2ª chamada.

Obs.: O aluno que estiver presente em dia de avaliação terá que realizar a mesma. O aluno só será dispensado mediante justificativa dos Pais / Responsáveis na agenda, com motivo e assinatura.

O Plantão de Dúvidas já começou!


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Tarefa de Geografia 7o ano


Caros alunos,

segue a imagem da tarefa de Geografia.