#dicasdofelicio
6º ano:
# Conhecer os nºs naturais e as principais
características do Sistema de Numeração Decimal, conforme quadro da pág.
294;
# Saber decompor um número natural
conforme matéria no caderno, e de acordo com os ex. 1 da pág. 296 e ex. 3 da
pág. 298, onde utilizamos as 4 principais formas de decomposição: 1a)
algarismo mais a abreviatura de cada ordem; 2ª) aditiva; 3a) aditiva e
multiplicativa; 4a)
polinomial.
# Pág. 313 – quadro. Principais características do
nosso sistema de numeração: utiliza 10 símbolos chamados de algarismos;
base de contagem é 10; é posicional; o sistema é aditivo e multiplicativo; tem
classes e ordens; etc. Ex. 6, pág. 318;
# Pág. 315: regras para a escrita
da numeração romana. Saber transformar um número qualquer, 26, por exemplo,
em número romano (XX VI) e vice-versa, ou seja, saber transformar o número C X
V em 115.
# Pág. 317, ex.
4 e 5: Transformar números (ano) no sistema indo-arábico em romanos e
vice-versa. Também identificar a que século pertence um ano qualquer.
# Pág. 326, Seção “de olho” na potenciação.
Saber os nomes de cada elemento da multiplicação e também da potenciação
(fatores, produto, base, expoente e potência).
# Pág. 327, ex. 2 e 3; pág. 333, ex. 3: Dada
um potenciação (34, por ex.), transformá-la em multiplicação
(3 x 3 x 3 x 3) e saber calcular o resultado (potência), que neste caso
é 81
# Pág. 327, ex. 3 (“b” e “c’); pág. 329, ex. 3
e 4: Determinar as potências (resultados) de potenciações de base 10 e
vice-versa. Perceber a regra:
Ex1: 103
= ? (Resp.: 1.000; observar que o
expoente 3 indica que são 3 zeros na resposta, ou seja, os 3 zeros do 1.000).
Ex2:
100.000 = ? (Resp.: 105;
observar que os 5 zeros do cem mil serão o expoente 5 da base 10) !!!
# Pág. 329, ex. 1 e 2: Reduzir multiplicações
ou divisões de potenciações a uma única potenciação, utilizando as
propriedades conforme texto final da página 328. Também ex. 4 da pág. 333.
# Pág. 329, “O
expoente zero”. Conforme final do texto, na pág. 330, saber que: “todo número, diferente
de zero, elevado ao expoente zero é igual a 1”.
# Saber analisar
e identificar os diferentes gráficos estudados – Colunas (simples ou múltiplas),
Curvas ou Linhas (simples ou múltiplas), Barras (% complementares, simples ou
múltiplas), gráficos de Setores ou Pizza e Infográficos. Eixos x
e y.
Título, fonte, legenda. Matéria também no caderno.
7º ano:
# Saber responder, se uma imagem dada é ou não um
infográfico, citando características, objetivo e vantagem. Final da p. 322.
# A partir de uma série de números
(positivos/negativos), saber identificar quais pertencem ao conjunto N –
Naturais (que são o zero e os positivos); também saber quais pertencem ao
conjunto Z – Inteiros Relativos (que são os negativos, o zero e os
positivos). Colocá-los em ordem crescente e na reta numérica. O zero como ponto
de referência. Como somar números positivos com negativos (jogo pág. 353).
# Amplitude Térmica (AT): saber utilizar a
fórmula seguinte:
AT= Tmáx - Tmin
# Saber
desenhar a reta numérica (dando
um nome a ela) e nela inserir valores positivos, junto com seus
opostos ou simétricos e também o zero. Pág. 350 (ex. 3): mód. 4; 361
(ex. 2) até 363 (ex. 1).
# Subconjuntos de Z: nomes e
exemplificá-los, pág. 364 e ex. 7, pág. 367.
# Saber
calcular os valores e representar simbolicamente o módulo/valor absoluto de um número qualquer, assim como seus opostos/simétricos. Pág. 365 e 366.
Pág. 367, ex. 4, 5 e 6; pág. 370, ex. 8, 9 10 e 11.
# Adição de números inteiros relativos: pág. 372
a 375. Entender como interpretar o sinal positivo nestas adições. Estudar exercícios
todos.
# Subtração de números inteiros
relativos: pág. 376 a 380. Entender como interpretar o sinal negativo nas
subtrações. Estudar exercícios todos.
# Adição
Algébrica em Z e Soma algébrica: texto final da pág. 380 e início da
381. Pág. 381 a 383, ex. 1, 2, 3 e 5. Testes. Em casa, pág. 383 a 387: ex. 1,
2, 3, 4, 5, 6, 8, 12, 13, 14 e 15.
8º ano
# Diferenciar população e amostra em pesquisas
diversas; Identificar em textos, situações-problema ou pesquisas, a população
ou a amostra; Análise e interpretação de gráficos e tabelas;
# Revisão de anos anteriores: Cálculo
de porcentagem; Dada uma parcela/parte de um todo e a porcentagem
correspondente, determinar o todo, ou seja, a população total envolvida
(pessoas, objetos, valores, etc); Medidas de tendência central (média, moda e
mediana); Proporção; Regra de três.
# Revisão do 7º ano: linguagem algébrica,
redução de termos semelhantes, cálculo do valor numérico da expressão
algébrica; pág. 431 a 433.
# Revisão
de anos anteriores: cálculos de áreas (quadrados, retângulos e triângulos),
perímetros e volumes (cubos e paralelepípedos); Propriedade distributiva da
multiplicação e divisão, em relação à adição e subtração.
# Classificação
de expressões algébricas; pág. 432.
#
Adição e subtração de polinômios; pág. 433, ex. 2.
# Resolução de situações-problema diversas,
através do uso da álgebra; pág. 433 a 438.
# Atenção
para o fato de, ao se reduzir termos semelhantes, sinais negativos antes
dos parênteses acarretam na inversão dos sinais de TODOS os termos algébricos
que se encontram dentro dos mesmos, quando então, são eliminados estes
parênteses! Todo este processo deverá ser realizado passo a passo, para que o aluno não cometa equívocos e consiga
assim, chegar aos resultados corretos.
# Ex.
diversos do mód. e ex. feitos da Seção “em casa”, pg. 437 e 438.
# Revisão 7º ano: resolução de equações do 1º grau com uma incógnita,
utilizando as propriedades da igualdade, e
assim, encontrar a raiz (solução) desta equação. Pág. 439 a 442
# Analisar o conjunto Universo
fornecido (no enunciado ou no contexto) e, a partir dele, determinar o conjunto
Solução (raízes da equação que pertencem ao conjunto Universo). Pág. 443 a 445.
# Inequações
do 1º grau com uma incógnita: propriedades
das desigualdades e conjunto Solução de uma inequação (notação simbólica), sempre comparando as raízes obtidas com o
conjunto Universo. Pág. 446 a 451.
# Exercícios da seção “em casa” 1 ao 9, pág.
452 a 454.
9º ano
Obs.: # Revisão de anos anteriores: Conjuntos
numéricos – N, Z, Q; história; teoria de conjuntos (conj. União – U e
Intersecção – ∩); necessidade de ampliação de campos
numéricos pela impossibilidade de realização de operações inversas; relações de
inclusão (N C Z; Z C Q,
...) e o diagrama de Venn; potenciação; linguagem matemática da teoria dos
conjuntos (ϵ, ₵, Ↄ, etc); conjunto Universo e conjunto Solução de equações e inequações;
linguagem simbólica para traduzir as propriedades de todos os elementos de um
determinado conjunto e descrição de elementos de um conjunto (ex. 1 e 2, pág.
317 e ex. 4 e 5, pág. 342 já no módulo 2); Sistema Numérico Binário e Decimal
(conversões entre um e outro). Pág. 308 a 319, caderno, exercícios e tarefas
diversas.
#
Medidas de armazenamento computacional: transformação/conversão de unidades na
base 2, utilizando esquema prático passado pelo docente (semelhante às
conversões de medidas de massa, volume, área, etc). Pág. 319, 320, ex. 11 e 12
da pág. 323, caderno.
# Um pouco de história do desenvolvimento da
matemática; Escola Pitagórica; crenças (mônadas!); “choque” de ideias, debates
com outros pensadores; Zenão e o “infinito intervalar”; o abalo das certezas
pitagóricas; séculos de estudos deixados para segundo plano; retorno das
discussões no período do Renascimento; o “varal” dos irracionais... Pág. 325,
caderno, caderno e caderno!
# Revisão do 8º ano: como converter um
número decimal finito ou um número decimal infinito, porém, periódico, em uma
fração que o represente como número Racional (Q), através do algoritmo da “fração geratriz”. Pág.
327, ex. 5 e 6; caderno e tarefa para 15/fevereiro.
#
Densidade dos conjuntos numéricos; ideia de “infinitésimo”. Pág. 328, teoria
e caderno.
# A
dúvida/dificuldade dos pitagóricos: a questão de qual seria o número que
elevado ao quadrado resultaria em 2... Seria um número racional? Pág. 329, ex.
1-c (a diagonal de um quadrado de lados medindo 1 u.c.) e ex. 2, 3 e 4.
# O conjunto dos números Irracionais. Pág. 330 a
332. Saber que a união dos conjuntos racionais e irracionais forma o conjunto
dos nos reais: Q U I
= R
# Números Irracionais na reta numérica e no
chamado “Caracol dos Irracionais”. Revisão do 8º ano – Teorema de Pitágoras. O
triângulo básico (3, 4, 5). Como determinar o valor da hipotenusa de um
triângulo retângulo conhecendo-se as medidas dos catetos, ou, como encontrar o
valor de um cateto sabendo-se o valor de outro cateto e também o da hipotenusa.
Pág. 333, ex. 2; pág. 334, ex. 2; pág. 339, ex. 8.
# Revisão de anos anteriores: Áreas de
quadrados, retângulos e triângulos. Comprimento de diagonais. Pág. 335, ex. 3,
4 e 5. Estimativa de cálculo de raízes quadradas não exatas: entre quais
números naturais consecutivos estão? Pág. 338, ex. 6. Operações com frações:
com mesmo denominador e com denominadores distintos (mmc!). Divisores inteiros
de um número natural. Notação científica, caderno.
#
Exercícios complementares: pág. 428 e 429, nos 1, 2,
3, 6, 9 a 14.
Bons estudos!
Prof. Felicio, 24/02/19