quinta-feira, 13 de maio de 2021

Trabalho Interdisciplinar 2021

 

Caros Pais e Alunos,

No 2º trimestre, os alunos farão um Trabalho Interdisciplinar.

Cada turma apresentará um trabalho de uma disciplina.

O objetivo é fazer com que os alunos reflitam sobre assuntos dentro de um tema principal, que é “Consumismo, desperdício e sustentabilidade em tempos de pandemia”

Os trabalhos serão em grupos e deverão ser feitos de forma totalmente online. Cada professor fará a divisão da sua turma.

Seguem abaixo, os temas propostos por cada professor.

6º ano: Linguagens    

 6ºA – Soraia / Inglês

  1. Outdoor and indoor activities: ways to try something new instead of online activities.

  2. How to help your community: volunteer work related to the environment.  

  3. How to reduce your eco- footprint.

  4.  Ways of getting a greener house and school.

6ºB - Lourice - Noticias de nuestro entorno: ! a cuidar el medio ambiente!  / Espanhol

  1. La regla de las tres erres: reducir, reutilizar y reciclar (Generación 3R).

  2. ¿Qué es imprescindible para reciclar?  

  3. El uso y gestión de los residuos urbanos. 

  4. ¿Qué es la conservación ambiental?

7º ano: Humanidades                                                   

 7ºA – Gisele  / História

1.Já concluímos que é fato histórico a transformação da mentalidade

de tempos  em tempos.Relacione a sociedade de consumo, através

da real necessidade e do consumismo exacerbado na atualidade. 

2.O Homem é agente histórico no tempo e no espaço, e isso nos

torna responsáveis por nossas ações e suas consequências para

o meio em que vivemos. Pensando nisso,  pesquise a contribuição

da reciclagem para a conservação do meio ambiente. 

3.Sabemos que a água é fonte de vida e que várias civilizações

da antiguidade se organizaram em torno dos rios. A partir desta

afirmação, pesquise o consumo consciente de água nos dias atuais.

4. No período feudal a sociedade era auto suficiente, produzia quase

todos os suprimentos que necessitava,consequentemente gerava

uma maior preservação dos recursos naturais. Agora, relacione a

importância da sustentabilidade em relação a nossa sobrevivência

na Idade Contemporânea. 

7ºB - Beatriz - Sociedade do Consumo - Você acredita que o consumo lhe proporciona prazer?  Geografia

1.Por que o ser humano consome cada vez mais mercadorias?

2.Como nossos hábitos de consumo impactam o meio ambiente? 

3.Como a expansão do consumo se relaciona com a crise ambiental contemporânea? 

4.Calcule sua pegada ecológica, tire um print do resultado final ,cole na sua atividade, com nome e elabore 3 medidas para reduzir seu impacto no meio ambiente

https://promo.wwf.org.br/pegada-ecologica-calculadora?_ga=2.109252035.730391582.1612118632-1725955575.1612118632

8º ano: Humanidades                                                    

8ºAClaudia - Consumismo e Pandemia / História

1. Novos hábitos de consumo durante a pandemia

2. Quais os gatilhos de consumismo durante a pandemia

3. Ideias sobre hábitos de consumo que surgiram durante a pandemia

4:Vida pós-pandemia: será o fim do consumismo?

9º ano: Exatas     

Professores Felício e Cauê

1. Pandemia muda hábitos de consumo. Os impactos são positivos ou  negativos sobre o meio ambiente? 

 2.Estamos produzindo e acumulando mais lixo durante a quarentena da pandemia da Covid-19?

3.Sustentabilidade, os chamados 5 R's e a pandemia da covid-19.

4.Reciclagem: desafios do Brasil no pré e pós covid-19 e possíveis  soluções.

 5. Isolamento social pode ajudar na recuperação ambiental do planeta?


📌Todos os trabalhos já foram explicados aos alunos .

 Haverá um material escrito com todos os detalhes de cada trabalho no Plurall até dia 14/05.


🙋🏻‍♀️A nota do trabalho comporá a média de todas as disciplinas envolvidas,

ou seja, valerá para todas  de zero a dez. ( inglês, espanhol, história, geografia, geometria, matemática)


📝Cronograma dos Trabalhos Interdisciplinares

  1. Divulgação dos Grupos e explicação dos Trabalhos: entre   03  e 12//05 os professores deverão divulgar e explicar as propostas aos alunos; os grupos serão formados pelos professores.

  2. Postagem da proposta na Plataforma pelo Professor como material para todos os alunos: até dia 14/05 

  3. Postagem da proposta na Plataforma pelo Professor como atividade dissertativa para o aluno responsável de cada grupo.17/05

  4. Prazo final de entrega dos trabalhos02/06 às 18h. .