Caros Alunos
Senhores Pais
Diretrizes do CNE ( Conselho Nacional de Educação)
" A situação que se apresenta em decorrência da pandemia da COVID-19 não encontra precedentes na história mundial do pós-guerra.
Segundo a UNESCO, milhões de estudantes estão sem aulas com o fechamento total ou parcial de escolas e universidades em mais de uma centena de países devido à pandemia de coronavírus. No Brasil, as aulas presenciais estão suspensas em todo o território nacional.
Tal situação leva a um desafio significativo para todas as instituições ou redes de ensino de educação básica e ensino superior do Brasil, em particular quanto à forma como o calendário escolar deverá ser reorganizado.
Tradicionalmente no Brasil, quando há suspensão das aulas ocorre, posteriormente, reposição presencial. Porém, considerando a possibilidade de uma longa duração do período de emergência, pode haver dificuldades para uma reposição que não impacte o calendário de 2021 e que também não acarrete retrocesso educacional para os estudantes. Por isso, o CNE recomenda que sejam permitidas formas de reorganização dos calendários utilizando as duas alternativas de forma coordenada.
Reposição da carga horária de forma presencial ao fim do período de emergência;
A reposição de carga horária de forma presencial se dará pela programação de atividades escolares no contraturno ou em datas programadas no calendário original como dias não letivos podendo se estender para o ano civil seguinte
Cômputo de carga horária realizada por meio de atividades pedagógicas não presenciais (com ou sem mediação on-line) a fim de minimizar a necessidade de reposição da mesma de forma presencial;
Por atividades pedagógicas não presenciais entende-se o conjunto de atividades realizadas com mediação tecnológica ou não a fim de garantir atendimento escolar essencial durante o período de impossibilidade de atividades escolares presenciais na unidade educacional da educação básica ou de ensino superior.
Neste sentido, a fim de garantir atendimento escolar essencial, propõe-se excepcionalmente a adoção de atividades pedagógicas não presenciais a serem desenvolvidas com os estudantes no período em que vigorar a atual situação de emergência sanitária.
A realização destas atividades encontram amparo no Parecer CNE/CEB nº 5/97, que indica não serem somente os limites da sala de aula propriamente dita que caracterizam com exclusividade a atividade escolar, mas toda e qualquer programação incluída na proposta pedagógica da instituição.
Assim sendo, as atividades pedagógicas não presenciais podem acontecer por meios digitais (videoaulas, conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem, redes sociais, correio eletrônico, blogs, entre outros); por meio de programas de televisão ou rádio; pela adoção de material didático impresso com orientações pedagógicas distribuído aos alunos e seus pais ou responsáveis; e pela orientação de leituras, projetos, pesquisas, atividades e exercícios indicados nos materiais didáticos.
Sobre o ensino fundamental anos finais
Nestas etapas, as dificuldades cognitivas para a realização de atividades on-line são reduzidas ao longo do tempo com maior autonomia dos estudantes, sendo que a supervisão de adulto para realização de atividades pode ser feita por meio de orientações e acompanhamentos com o apoio de planejamentos, metas, horários de estudo presencial ou online. Aqui as possibilidades de atividades pedagógica não presenciais ganham maior espaço. Neste sentido, sugere-se:
a) elaboração de sequências didáticas construídas em consonância com as habilidades e competências preconizadas por cada área de conhecimento na BNCC;
b) distribuição de vídeos educativos (de curta duração) por meio de plataformas on-line mas sem a necessidade de conexão simultânea seguidos de atividades a serem realizadas com a supervisão dos pais;
c) realização de atividades on-line síncronas de acordo com a disponibilidade tecnológica;
d) oferta de atividades on-line assíncronas de acordo com a disponibilidade tecnológica;
e) estudos dirigidos, pesquisas, projetos, entrevistas, experiências, simulações e outros;
f) realização de testes on-line ou por meio de material impresso a serem entregues ao final do período de suspensão das aulas;
g) utilização de mídias sociais de longo alcance (WhatsApp, Facebook, Instagram etc.) para estimular e orientar os estudos, desde que observadas as idades mínimas para o uso de cada uma dessas redes sociais
O que deve ser levado em consideração é o atendimento dos objetivos de aprendizagem e o desenvolvimento das competências e habilidades a serem alcançados pelos estudantes em circunstâncias excepcionais provocadas pela pandemia."
A partir do dia 4 de maio, retornaremos das férias ainda com aulas remotas.
Nos dias 4 e 5, como já divulgado, os alunos farão as Provas Anglo pela Plataforma Plurall das 8h as 10h15min.
No dia 04/05, 2ª feira, das 10h30 min até as 11h, haverá Plantão de Acolhimento com todos os professores disponíveis nesse dia.
Ás 11h15min a Equipe Técnica ( Marli, Laura e Verinha) fará uma "live" com a presença de todos os alunos (os pais podem estar junto com os filhos no mesmo login) para explicações do sistema das aulas a partir do dia 6/05 e verificação do cronograma das aulas entre 06 e 08 de maio.
Essas informações serão enviadas a todos os pais e alunos que não puderem estar presentes a live através da Plataforma Plurall ( Mensagens).
Na 3ª feira, após a Prova Anglo, teremos Aula de Arte (assíncrona) para todos os alunos.
A partir de 4ª feira, dia 06/05 as aulas síncronas ( ao vivo) acontecerão das 8h as 12h, com intervalos.
Peço que aguardem a live do dia 04/05 para maiores informações.
Atenciosamente,