As Avaliações Mensais têm início no dia 02 de março.
Organize-se e comece a estudar com antecedência.
Seguem abaixo os conteúdos de estudo.
Conteúdos
para Avaliação Mensal de CIÊNCIAS
data: 02 / 03
/ 2020
6º ano:
Apostila:
01 Módulo(s): 01, 02 e 04
Páginas: 283
a 303
308 a 314
Obs.:
estudar pela apostila, exercícios, anotações feitas em aula e pelo Plurall.
7º ano:
Apostila: 01 Módulo(s): 01 ao 03
Páginas: 254
a 276
Obs.:
estudar pela apostila, exercícios, anotações feitas em aula.
Conteúdos
para Avaliação Mensal de FÍSICA
data: 02 / 03
/ 2020
8º ano
Apostila:
01 Módulo(s): 01 ao 03
Páginas: 312 a 355
Obs.:
estudar pela apostila, exercícios, anotações feitas em aula.
9º ano
Apostila:
01 Módulo(s): 01 ao 03
Páginas: 436 a 477
Obs.:
estudar pela apostila, exercícios, anotações feitas em aula .
AT = Tmáx – Tmín
Conteúdos
para Avaliação Mensal de História
Data
03/03/2020
6º ano
Apostila: 01
Módulos: 01 e 02
Páginas: 150 (toda), 152 (toda), 153 (toda),
154 conhecendo melhor os documentos ou as fontes
históricas,
155 (Imateriais) e 156 Mitos do povo Bambara.
Obs. Estudar as atividades realizadas em sala.
7º ano
Apostila: 01
Módulos: 01, 02 e parte do 03
Páginas: 125 Diferentes visões da História;
127 tempo histórico e cronológico;
136 e 137 Os
germânicos até comitatus;
138 O politeísmo germânico;
151 Um profeta;
156 e 157 Características da religião Muçulmana
Obs: Estudar as atividades realizadas em sala de aula
8º ano
Apostila: 01
Módulos: 02 e 03
Páginas:124(toda),
125 o processo de centralização, abaixo da figura;
126 as características dos regimes absolutistas;
129 toda, incluindo a Bastilha;
130 O Estado sou Eu;
132 O caso Inglês: absolutismo controlado;
133 toda;
143 Mercantilismo 1º e 2º paragrafo;
144 e 145 tudo
Obs. Estudar as atividades realizadas em sala de aula
9º
ano
Apostila: 01
Módulos: 01 e 02
Páginas:136 toda;
137 Otimismo e nacionalismo;
138 pan-eslavismo,
139 A construção das Alianças;
141 A eclosão da guerra;
142 A mundialização da guerra;
144, 145,146 e 147 importante nestas páginas – o que foi
usado na guerra;
151 Tratado de Versalhes;
160 Uma experiência radical;
161 o 1º paragrafo do czarismo;168 1º paragrafo.
Obs; Estudar as atividades realizadas em sala de aula
Conteúdos para Avaliação Mensal de Espanhol
Data: 04 / 03/ 2020
6º ano:
Módulo (s):unidade1-(mais conteúdo do caderno)
Páginas: 7 a 13
7º ano:
Módulo(s):unidade 1(mais conteúdo do caderno)
Páginas: 8 a 12
8º ano
Módulo(s):unidade 1 (mais conteúdo do caderno)
Páginas: 8,13,14 e 15
9º ano
Módulo(s): unidade 1(mais conteúdo do caderno)
Páginas: 8 a 14
Conteúdos
para Avaliação Mensal de MATEMÁTICA
Data: 05/03/2020
6º ano:
Apostila: 1 Módulo: 1 Páginas:
371 a 384
# Conhecer as principais
características de um Sistema de Numeração, conforme quadro da pág. 372;
# Saber as Principais características
do nosso sistema de numeração: utiliza 10 símbolos chamados de algarismos;
base de contagem é 10; é posicional; o sistema é aditivo e multiplicativo; tem
classes e ordens; pág. 378;
#
Saber decompor um número natural conforme os ex. 2 e 3 da pág. 379 e ex.
1 e 2 da pág. 381. Teoria da pág. 380 onde utilizamos apenas 2 formas de
decomposição: 1a) aditiva; 2ª) aditiva e
multiplicativa.
# Pág. 374: regras
para a escrita da numeração romana. Saber transformar um número
qualquer, 26, por exemplo, em número romano (XXVI) e vice-versa, ou seja, saber
transformar o número CXV em 115.
# Pág. 375, Como
identificar a que século pertence um ano qualquer. Ex. 1 e 2 da pág. 375 e 376:
Transformar números (anos) no sistema indo-arábico em romanos e vice-versa.
# Em casa, pág. 384, ex.
2, 3 e 6.
Obs.1: Módulo 1 sobre
“Números: uma grande invenção da humanidade” trata-se de revisão de anos
anteriores.
Obs.2: Estudar até a
parte trabalhada em classe nas aulas anteriores à prova.
Apostila: 1 Módulo: 2 Páginas:
385 a 396
# Conhecer a teoria sobre
os nºs naturais – N (revisão
de anos anteriores), p. 386;
# Arredondamento
de um número natural, dada a ordem que se pretende manter. Em seguida,
representar este número natural, que foi arredondado, na escrita
simplificada. Procedimentos (p. 388 e 389); exercício 1, p. 386; ex. 2, p. 387;
ex. 1, pág. 389. Em casa 2, 3 e 4, p. 395 e 396.
# Revisão: Operações com números
naturais; Quadro da pág. 386;
# Estudar as “propriedades para
igualdade com adição e com multiplicação”, pág. 390 a 392; Também “com
subtração e divisão”, exercícios 3 e 4 das pág. 393 e 394. Conclusões no ex. 5,
pág. 394. Exercícios 1 e 2, pág. 394.
# Em casa nº 1, 6 e 7, pág. 395 e
396.
Apostila: 1 Módulo: 3 Páginas:
397 a 404
# Revisão sobre o “conceito de divisão – ideias e tipos”,
pág. 398;
# Exercícios todos do módulo até o nº 9, pág. 402;
# Em casa nº 1 ao 4, pág. 403 e 404.
Obs.: Todos feitos no caderno, pois
foi o primeiro módulo estudado em sala de aula, antes da chegada da apostila.
Alunos orientados várias vezes a passarem a limpo na apostila, também como
forma de reforçar o aprendizado.
Nota: Estudar também pelo
caderno, tarefas, exercícios complementares e demais atividades realizadas.
Bons estudos!
7º ano:
Apostila: 1 Módulo: 1 Páginas:
322 a 328
Obs.: # Saber responder, se uma imagem dada é ou não um
infográfico, citando características, objetivo e vantagem. Final da p. 322.
Apostila: 1 Módulo: 4 Páginas:
348 a 359
Obs.: # A partir de uma série de números
(positivos/negativos), saber identificar quais pertencem ao conjunto N –
Naturais (que são o zero e os positivos); também saber quais pertencem ao
conjunto Z – Inteiros Relativos (que são os negativos, o zero e os
positivos). Colocá-los em ordem crescente e na reta numérica. O zero como ponto
de referência. Como somar números positivos com negativos (jogo pág. 353).
Apostila: 1 Módulo: 5 Páginas:
360 a 371
# Amplitude Térmica (AT): saber utilizar a
fórmula seguinte:
Saber identificar entre 2 valores
quaisquer, qual é o maior e qual é o menor. Em seguida, colocar na fórmula da
AT = Temperatura maior – Temperatura menor; “o resultado será sempre um
valor positivo”. Como se trata de temperaturas, a resposta será em graus
Celsius (°C). Pág. 360 a 363, 369 e 370 (ex. 1, 2 e 5).
# Saber
desenhar a reta numérica (dando
um nome a ela) e nela inserir valores positivos, junto com seus
opostos ou simétricos e também o zero. Pág. 350 (ex. 3): mód. 4; 361
(ex. 2) até 363 (ex. 1).
# Subconjuntos de Z: nomes e
exemplificá-los, pág. 364 e ex. 7, pág. 367.
# Saber calcular
os valores e representar simbolicamente o módulo/valor
absoluto de um número qualquer, assim como seus opostos/simétricos. Pág. 365 e 366. Pág. 367, ex. 4, 5 e 6; pág.
370, ex. 8, 9 10 e 11.
Apostila: 1 Módulo: 6 Páginas:
372 a 387*
Nota: * ou
até onde chegarmos nas aulas anteriores à prova!
Obs.: # Adição de números inteiros relativos: pág. 372
a 375. Entender como interpretar o sinal positivo nestas adições. Estudar exercícios
todos.
# Subtração de números inteiros
relativos: pág. 376 a 380. Entender como interpretar o sinal negativo nas
subtrações. Estudar exercícios todos.
# Adição
Algébrica em Z e Soma algébrica: texto final da pág. 380 e início da
381. Pág. 381 a 383, ex. 1, 2, 3 e 5. Testes. Em casa, pág. 383 a 387: ex. 1, 2,
3, 4, 5, 6, 8, 12, 13, 14 e 15.
Nota: Estudar também pelo
caderno, tarefas, exercícios complementares e demais atividades realizadas.
Bons estudos!
8º ano
Apostila: 1 Módulo: 1 Páginas:
396 a 404
Obs.: # Diferenciar população e amostra em pesquisas
diversas; Identificar em textos, situações-problema ou pesquisas, a população
ou a amostra; Análise e interpretação de gráficos e tabelas;
# Revisão de anos anteriores: Cálculo
de porcentagem; Dada uma parcela/parte de um todo e a porcentagem
correspondente, determinar o todo, ou seja, a população total envolvida
(pessoas, objetos, valores, etc); Medidas de tendência central (média, moda e
mediana); Proporção; Regra de três.
Apostila: 1 Módulo: 4 Páginas:
431 a 438
Obs.: # Revisão do 7º ano: linguagem algébrica,
redução de termos semelhantes, cálculo do valor numérico da expressão
algébrica; pág. 431 a 433.
# Revisão
de anos anteriores: cálculos de áreas (quadrados, retângulos e triângulos),
perímetros e volumes (cubos e paralelepípedos); Propriedade distributiva da
multiplicação e divisão, em relação à adição e subtração.
# Classificação
de expressões algébricas; pág. 432.
#
Adição e subtração de polinômios; pág. 433, ex. 2.
# Resolução de situações-problema diversas,
através do uso da álgebra; pág. 433 a 438.
# Atenção
para o fato de, ao se reduzir termos semelhantes, sinais negativos antes
dos parênteses acarretam na inversão dos sinais de TODOS os termos algébricos
que se encontram dentro dos mesmos, quando então, são eliminados estes
parênteses! Todo este processo deverá ser realizado passo a passo, para que o aluno não cometa equívocos e consiga
assim, chegar aos resultados corretos.
# Ex.
diversos do mód. e ex. feitos da Seção “em casa”, pg. 437 e 438.
Apostila: 1 Módulo: 5 Páginas:
439 a 454
Obs.: # Revisão 7º ano: resolução de equações do 1º grau com uma incógnita,
utilizando as propriedades da igualdade, e
assim, encontrar a raiz (solução) desta equação. Pág. 439 a 442
# Analisar o conjunto Universo
fornecido (no enunciado ou no contexto) e, a partir dele, determinar o conjunto
Solução (raízes da equação que pertencem ao conjunto Universo). Pág. 443 a 445.
# Inequações
do 1º grau com uma incógnita: propriedades
das desigualdades e conjunto Solução de uma inequação (notação simbólica), sempre comparando as raízes obtidas com o
conjunto Universo. Pág. 446 a 451.
# Exercícios da seção “em casa” 1 ao 9, pág.
452 a 454.
Nota: Estudar também pelo
caderno, tarefas, exercícios complementares e demais atividades realizadas.
Bons estudos!
9º ano
Apostila: 1 Módulo: 1 Páginas: 308 a 324
Obs.: # Revisão de anos anteriores: Conjuntos
numéricos – N, Z, Q; história; teoria de conjuntos (conj. União – U e
Intersecção – ∩); necessidade de ampliação de campos
numéricos pela impossibilidade de realização de operações inversas; relações de
inclusão (N C Z; Z C Q,
...) e o diagrama de Venn; potenciação; linguagem matemática da teoria dos
conjuntos (ϵ, ₵, Ↄ, etc); conjunto Universo e conjunto Solução de equações e inequações;
linguagem simbólica para traduzir as propriedades de todos os elementos de um
determinado conjunto e descrição de elementos de um conjunto (ex. 1 e 2, pág.
317 e ex. 4 e 5, pág. 342 já no módulo 2); Sistema Numérico Binário e Decimal
(conversões entre um e outro). Pág. 308 a 319, caderno, exercícios e tarefas
diversas.
#
Medidas de armazenamento computacional: transformação/conversão de unidades na
base 2, utilizando esquema prático passado pelo docente (semelhante às
conversões de medidas de massa, volume, área, etc). Pág. 319, 320, ex. 11 e 12
da pág. 323, caderno.
Apostila: 1 Módulo: 2 Páginas: 325 a 342
Obs.: # Um pouco de história do desenvolvimento da
matemática; Escola Pitagórica; crenças (mônadas!); “choque” de ideias, debates
com outros pensadores; Zenão e o “infinito intervalar”; o abalo das certezas
pitagóricas; séculos de estudos deixados para segundo plano; retorno das
discussões no período do Renascimento; o “varal” dos irracionais... Pág. 325,
caderno, caderno e caderno!
# Revisão do 8º ano: como converter um
número decimal finito ou um número decimal infinito, porém, periódico, em uma
fração que o represente como número Racional (Q), através do algoritmo da “fração geratriz”. Pág.
327, ex. 5 e 6; caderno e tarefa para 15/fevereiro.
#
Densidade dos conjuntos numéricos; ideia de “infinitésimo”. Pág. 328,
teoria e caderno.
# A
dúvida/dificuldade dos pitagóricos: a questão de qual seria o número que
elevado ao quadrado resultaria em 2... Seria um número racional? Pág. 329, ex.
1-c (a diagonal de um quadrado de lados medindo 1 u.c.) e ex. 2, 3 e 4.
# O conjunto dos números Irracionais. Pág. 330 a
332. Saber que a união dos conjuntos racionais e irracionais forma o conjunto
dos nos reais: Q U I
= R
# Números Irracionais na reta numérica e no
chamado “Caracol dos Irracionais”. Revisão do 8º ano – Teorema de Pitágoras. O
triângulo básico (3, 4, 5). Como determinar o valor da hipotenusa de um
triângulo retângulo conhecendo-se as medidas dos catetos, ou, como encontrar o
valor de um cateto sabendo-se o valor de outro cateto e também o da hipotenusa.
Pág. 333, ex. 2; pág. 334, ex. 2; pág. 339, ex. 8.
# Revisão de anos anteriores: Áreas de
quadrados, retângulos e triângulos. Comprimento de diagonais. Pág. 335, ex. 3,
4 e 5. Estimativa de cálculo de raízes quadradas não exatas: entre quais
números naturais consecutivos estão? Pág. 338, ex. 6. Operações com frações:
com mesmo denominador e com denominadores distintos (mmc!). Divisores inteiros
de um número natural. Notação científica, caderno.
#
Exercícios complementares: pág. 428 e 429, nos 1, 2,
3, 6, 9 a 14.
Nota: Estudar também pelo
caderno, tarefas, exercícios complementares e demais atividades realizadas.
Bons estudos!
Conteúdos
para Avaliação Mensal de Inglês
data: 06/03/
2020
6º ano:
Módulo(s): 1 e 2
Páginas:8,11,12.14,18
e 19
7º ano:
Módulo(s):2
Páginas: 20
e 21
8º ano
Módulo(s):1 e 3
Páginas:
13,15,30 e 31
9º ano
Módulo(s): 1 E 2
Páginas:11,12,13,17,18
e 19
Conteúdos para Avaliação Mensal de Português
Data: 09/03/2020
6º ano:
Apostila: 1
Módulo(s):
1 – Painel
de Poemas: ver, ler e ouvir págs. 9 a 15
2 – A
expressividade na Leitura (págs. 16 a 21),
4 – Poesia,
musicalidade e imagem (págs. 28 a 35)
Obs.: Texto
e Interpretação.
7º ano:
Apostila: 1
Módulo(s):
1 – Painel
de Poemas (págs. 06 a 16),
– Os enunciados (págs. 17 a 31)
Obs.: Texto
e Interpretação.
8º ano
Apostila
1
Módulo: 1 - Poesia Lírica Páginas: 06 até 09
Módulo:
2 – Pronomes Pessoais e formas de
tratamento
Páginas: 14 até 18
Módulo:
4 – Literatura e imagem Páginas: 40 e 42
(Crônica Pausa) - 44, 45 e 46 (figuras de linguagem)
Figuras de Linguagem -
Material no Plurall
9º ano
Apostila 1
Módulo: 1 Poesia – Utilização da metáfora para construção de sentido do texto poético.
Páginas: 7, 8 e
9 / 12 e 13
Escansão
silábica poética e rimas - Material no Plurall
e atividades no caderno
Módulo: 2 - Variação Linguística
Páginas: 17, 18
e 19 - Material complementar no Plurall
Conteúdos para Avaliação Mensal
de GEOGRAFIA
Data: 11 / 03 / 2020
6º ano:
Apostila: 1 Módulo: 1
Páginas: 211 até 224
Apostila: 1 Módulo: 2
Páginas :225 até 237
Obs.: Olhar os exercícios
no caderno e na apostila. Estudar Estados e Capitais do Brasil
7º ano:
Apostila: 1 Módulo: 1
Páginas: 190 até 198
Apostila: 1 Módulo:2
Páginas: 199 até 211
Obs.: olhar os exercícios
no caderno e na apostila. Estudar Estados e Capitais do Brasil.
8º ano
Apostila: 1 Módulo: 1
Páginas: 184 até 191
Apostila: 1 Módulo:2
Páginas :192 até 204
Obs.: olhar os exercícios no caderno e na
apostila.
9º ano
Apostila: 1 Módulo:1
Páginas: 222 até 260
Obs.: olhar os exercícios
no caderno e na apostila.
Conteúdos
para Avaliação Mensal de BIOLOGIA
data: 12 / 03
/ 2020
8º ano
Apostila:
01
Módulo(s): 01 ao 03
Páginas: 262 à 290
Obs.:
estudar pela apostila, exercícios, anotações feitas em aula e pelo Plurall.
Conteúdos para Avaliação Mensal de QUÍMICA
data: 12 / 03 / 2020
9º ano
Apostila:
01
Módulo(s): 01 ao 03
Páginas: 524 à 576
Obs.:
estudar pela apostila, exercícios, anotações feitas em aula e pelo Plurall.