sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Conteúdos Avaliação Mensal


As Avaliações Mensais têm início no dia 02 de março.

Organize-se e comece a estudar com antecedência.

Seguem abaixo os conteúdos de estudo.

Conteúdos para Avaliação Mensal de CIÊNCIAS
data: 02 / 03 / 2020
6º ano:

Apostila: 01              Módulo(s): 01, 02 e 04           

Páginas: 283 a 303
               308 a 314

Obs.: estudar pela apostila, exercícios, anotações feitas em aula e pelo Plurall.


7º ano:

Apostila: 01              Módulo(s): 01 ao 03               

Páginas: 254 a 276

Obs.: estudar pela apostila, exercícios, anotações feitas em aula.



Conteúdos para Avaliação Mensal de FÍSICA
data: 02 / 03 / 2020
8º ano

Apostila: 01             Módulo(s): 01 ao 03                                       

Páginas: 312 a 355

Obs.: estudar pela apostila, exercícios, anotações feitas em aula.

9º ano

Apostila: 01             Módulo(s): 01 ao 03                                      

Páginas: 436 a 477

Obs.: estudar pela apostila, exercícios, anotações feitas em aula .








Conteúdos  para Avaliação  Mensal de História
                                   Data 03/03/2020
6º ano

Apostila: 01
Módulos: 01 e 02
Páginas: 150 (toda), 152 (toda), 153 (toda),
154 conhecendo melhor os documentos ou as fontes históricas,
155 (Imateriais) e 156 Mitos do povo Bambara.
Obs. Estudar as atividades realizadas em sala.

7º ano

Apostila: 01
Módulos: 01, 02 e parte do 03
Páginas: 125 Diferentes visões da História;
127 tempo histórico e cronológico;
136  e 137 Os germânicos até comitatus;
138 O politeísmo germânico;
151 Um profeta;
156 e 157 Características da religião Muçulmana
Obs: Estudar as atividades realizadas em sala de aula

8º ano

Apostila: 01
Módulos: 02 e 03
Páginas:124(toda),
125 o processo de centralização, abaixo da figura;
126 as características dos regimes absolutistas;
129 toda, incluindo a Bastilha;
130 O Estado sou Eu;  
132 O caso Inglês: absolutismo controlado;
133 toda;
143 Mercantilismo 1º e 2º paragrafo;
144 e 145 tudo
Obs. Estudar as atividades realizadas  em sala de aula

9º ano

Apostila: 01
Módulos: 01 e 02
Páginas:136 toda;
137 Otimismo e nacionalismo;
138 pan-eslavismo, 
139 A construção das Alianças;
141 A eclosão da guerra; 
142 A mundialização da guerra;
144, 145,146 e 147 importante nestas páginas – o que foi usado na guerra;
151 Tratado de Versalhes;
160 Uma experiência radical;
161 o 1º paragrafo do czarismo;168 1º paragrafo.
Obs; Estudar as atividades realizadas em sala de aula




Conteúdos para Avaliação Mensal de Espanhol
Data: 04 / 03/ 2020
6º ano:

Módulo (s):unidade1-(mais conteúdo do caderno)                             

Páginas: 7 a 13

7º ano:

Módulo(s):unidade 1(mais conteúdo do caderno)

Páginas: 8 a 12

8º ano

Módulo(s):unidade 1 (mais conteúdo do caderno)

Páginas: 8,13,14 e 15

9º ano

Módulo(s): unidade 1(mais conteúdo do caderno)


Páginas: 8 a 14





Conteúdos para Avaliação Mensal de MATEMÁTICA
Data: 05/03/2020  
6º ano:
Apostila: 1             Módulo: 1                 Páginas: 371 a 384
# Conhecer as principais características de um Sistema de Numeração, conforme quadro da pág. 372;
# Saber as Principais características do nosso sistema de numeração: utiliza 10 símbolos chamados de algarismos; base de contagem é 10; é posicional; o sistema é aditivo e multiplicativo; tem classes e ordens; pág. 378;
         # Saber decompor um número natural conforme os ex. 2 e 3 da pág. 379 e ex. 1 e 2 da pág. 381. Teoria da pág. 380 onde utilizamos apenas 2 formas de decomposição: 1a) aditiva; 2ª) aditiva e multiplicativa.
         # Pág. 374: regras para a escrita da numeração romana. Saber transformar um número qualquer, 26, por exemplo, em número romano (XXVI) e vice-versa, ou seja, saber transformar o número CXV em 115.
         # Pág. 375, Como identificar a que século pertence um ano qualquer. Ex. 1 e 2 da pág. 375 e 376: Transformar números (anos) no sistema indo-arábico em romanos e vice-versa.
# Em casa, pág. 384, ex. 2, 3 e 6.
Obs.1: Módulo 1 sobre “Números: uma grande invenção da humanidade” trata-se de revisão de anos anteriores.
Obs.2: Estudar até a parte trabalhada em classe nas aulas anteriores à prova.

Apostila: 1             Módulo: 2                 Páginas: 385 a 396
# Conhecer a teoria sobre os nºs naturais – N (revisão de anos anteriores), p. 386;
# Arredondamento de um número natural, dada a ordem que se pretende manter. Em seguida, representar este número natural, que foi arredondado, na escrita simplificada. Procedimentos (p. 388 e 389); exercício 1, p. 386; ex. 2, p. 387; ex. 1, pág. 389. Em casa 2, 3 e 4, p. 395 e 396.
# Revisão: Operações com números naturais; Quadro da pág. 386;
# Estudar as “propriedades para igualdade com adição e com multiplicação”, pág. 390 a 392; Também “com subtração e divisão”, exercícios 3 e 4 das pág. 393 e 394. Conclusões no ex. 5, pág. 394. Exercícios 1 e 2, pág. 394.
# Em casa nº 1, 6 e 7, pág. 395 e 396.

Apostila: 1             Módulo: 3                 Páginas: 397 a 404
# Revisão sobre o “conceito de divisão – ideias e tipos”, pág. 398;
# Exercícios todos do módulo até o nº 9, pág. 402;
# Em casa nº 1 ao 4, pág. 403 e 404.
Obs.: Todos feitos no caderno, pois foi o primeiro módulo estudado em sala de aula, antes da chegada da apostila. Alunos orientados várias vezes a passarem a limpo na apostila, também como forma de reforçar o aprendizado.

Nota: Estudar também pelo caderno, tarefas, exercícios complementares e demais atividades realizadas.


Bons estudos!



7º ano:

Apostila: 1             Módulo: 1                 Páginas: 322 a 328
Obs.: # Saber responder, se uma imagem dada é ou não um infográfico, citando características, objetivo e vantagem. Final da p. 322.
Apostila: 1             Módulo: 4                Páginas: 348 a 359
Obs.: # A partir de uma série de números (positivos/negativos), saber identificar quais pertencem ao conjunto N – Naturais (que são o zero e os positivos); também saber quais pertencem ao conjunto Z – Inteiros Relativos (que são os negativos, o zero e os positivos). Colocá-los em ordem crescente e na reta numérica. O zero como ponto de referência. Como somar números positivos com negativos (jogo pág. 353).
Apostila: 1             Módulo: 5                Páginas: 360 a 371
          # Amplitude Térmica (AT): saber utilizar a fórmula seguinte:                                                               
                     AT = Tmáx – Tmín  


Saber identificar entre 2 valores quaisquer, qual é o maior e qual é o menor. Em seguida, colocar na fórmula da AT = Temperatura maior – Temperatura menor; “o resultado será sempre um valor positivo”. Como se trata de temperaturas, a resposta será em graus Celsius (°C). Pág. 360 a 363, 369 e 370 (ex. 1, 2 e 5).
         # Saber desenhar a reta numérica (dando um nome a ela) e nela inserir valores positivos, junto com seus opostos ou simétricos e também o zero. Pág. 350 (ex. 3): mód. 4; 361 (ex. 2) até 363 (ex. 1).
         # Subconjuntos de Z: nomes e exemplificá-los, pág. 364 e ex. 7, pág. 367.
         # Saber calcular os valores e representar simbolicamente o módulo/valor absoluto de um número qualquer, assim como seus opostos/simétricos. Pág. 365 e 366. Pág. 367, ex. 4, 5 e 6; pág. 370, ex. 8, 9 10 e 11.

Apostila: 1             Módulo: 6                                   Páginas: 372 a 387*
Nota: * ou até onde chegarmos nas aulas anteriores à prova!
Obs.: # Adição de números inteiros relativos: pág. 372 a 375. Entender como interpretar o sinal positivo nestas adições. Estudar exercícios todos.
          # Subtração de números inteiros relativos: pág. 376 a 380. Entender como interpretar o sinal negativo nas subtrações. Estudar exercícios todos.
         # Adição Algébrica em Z e Soma algébrica: texto final da pág. 380 e início da 381. Pág. 381 a 383, ex. 1, 2, 3 e 5. Testes. Em casa, pág. 383 a 387: ex. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 12, 13, 14 e 15.
Nota: Estudar também pelo caderno, tarefas, exercícios complementares e demais atividades realizadas.

Bons estudos!


8º ano

Apostila: 1             Módulo: 1                 Páginas: 396 a 404
Obs.: # Diferenciar população e amostra em pesquisas diversas; Identificar em textos, situações-problema ou pesquisas, a população ou a amostra; Análise e interpretação de gráficos e tabelas;
          # Revisão de anos anteriores: Cálculo de porcentagem; Dada uma parcela/parte de um todo e a porcentagem correspondente, determinar o todo, ou seja, a população total envolvida (pessoas, objetos, valores, etc); Medidas de tendência central (média, moda e mediana); Proporção; Regra de três.
Apostila: 1             Módulo: 4                 Páginas: 431 a 438
Obs.: # Revisão do 7º ano: linguagem algébrica, redução de termos semelhantes, cálculo do valor numérico da expressão algébrica; pág. 431 a 433.
            #  Revisão de anos anteriores: cálculos de áreas (quadrados, retângulos e triângulos), perímetros e volumes (cubos e paralelepípedos); Propriedade distributiva da multiplicação e divisão, em relação à adição e subtração.
            #  Classificação de expressões algébricas; pág. 432.
            #  Adição e subtração de polinômios; pág. 433, ex. 2.
            # Resolução de situações-problema diversas, através do uso da álgebra; pág. 433 a 438.
            # Atenção para o fato de, ao se reduzir termos semelhantes, sinais negativos antes dos parênteses acarretam na inversão dos sinais de TODOS os termos algébricos que se encontram dentro dos mesmos, quando então, são eliminados estes parênteses! Todo este processo deverá ser realizado passo a passo, para que o aluno não cometa equívocos e consiga assim, chegar aos resultados corretos.
            #  Ex. diversos do mód. e ex. feitos da Seção “em casa”, pg. 437 e 438.

Apostila: 1             Módulo: 5                 Páginas: 439 a  454
Obs.: # Revisão 7º ano: resolução de equações do 1º grau com uma incógnita, utilizando as propriedades da igualdade, e assim, encontrar a raiz (solução) desta equação. Pág. 439 a 442
          # Analisar o conjunto Universo fornecido (no enunciado ou no contexto) e, a partir dele, determinar o conjunto Solução (raízes da equação que pertencem ao conjunto Universo). Pág. 443 a 445.
          # Inequações do 1º grau com uma incógnita: propriedades das desigualdades e conjunto Solução de uma inequação (notação simbólica), sempre comparando as raízes obtidas com o conjunto Universo. Pág. 446 a 451.
          # Exercícios da seção “em casa” 1 ao 9, pág. 452 a 454.
Nota: Estudar também pelo caderno, tarefas, exercícios complementares e demais atividades realizadas.



Bons estudos!


9º ano
Apostila: 1             Módulo: 1                Páginas: 308 a 324
Obs.: # Revisão de anos anteriores: Conjuntos numéricos – N, Z, Q; história; teoria de conjuntos (conj. União – U e Intersecção – ); necessidade de ampliação de campos numéricos pela impossibilidade de realização de operações inversas; relações de inclusão (N C Z; Z C Q, ...) e o diagrama de Venn; potenciação; linguagem matemática da teoria dos conjuntos (ϵ, ₵, Ↄ, etc); conjunto Universo e conjunto Solução de equações e inequações; linguagem simbólica para traduzir as propriedades de todos os elementos de um determinado conjunto e descrição de elementos de um conjunto (ex. 1 e 2, pág. 317 e ex. 4 e 5, pág. 342 já no módulo 2); Sistema Numérico Binário e Decimal (conversões entre um e outro). Pág. 308 a 319, caderno, exercícios e tarefas diversas.
         # Medidas de armazenamento computacional: transformação/conversão de unidades na base 2, utilizando esquema prático passado pelo docente (semelhante às conversões de medidas de massa, volume, área, etc). Pág. 319, 320, ex. 11 e 12 da pág. 323, caderno.
Apostila: 1             Módulo: 2                 Páginas: 325 a 342
Obs.: # Um pouco de história do desenvolvimento da matemática; Escola Pitagórica; crenças (mônadas!); “choque” de ideias, debates com outros pensadores; Zenão e o “infinito intervalar”; o abalo das certezas pitagóricas; séculos de estudos deixados para segundo plano; retorno das discussões no período do Renascimento; o “varal” dos irracionais... Pág. 325, caderno, caderno e caderno!
           # Revisão do 8º ano: como converter um número decimal finito ou um número decimal infinito, porém, periódico, em uma fração que o represente como número Racional (Q), através do algoritmo da “fração geratriz”. Pág. 327, ex. 5 e 6; caderno e tarefa para 15/fevereiro.
           #  Densidade dos conjuntos numéricos; ideia de “infinitésimo”. Pág. 328, teoria e caderno.
           #  A dúvida/dificuldade dos pitagóricos: a questão de qual seria o número que elevado ao quadrado resultaria em 2... Seria um número racional? Pág. 329, ex. 1-c (a diagonal de um quadrado de lados medindo 1 u.c.) e ex. 2, 3 e 4.
           #   O conjunto dos números Irracionais. Pág. 330 a 332. Saber que a união dos conjuntos racionais e irracionais forma o conjunto dos nos reais: Q U I = R
           # Números Irracionais na reta numérica e no chamado “Caracol dos Irracionais”. Revisão do 8º ano – Teorema de Pitágoras. O triângulo básico (3, 4, 5). Como determinar o valor da hipotenusa de um triângulo retângulo conhecendo-se as medidas dos catetos, ou, como encontrar o valor de um cateto sabendo-se o valor de outro cateto e também o da hipotenusa. Pág. 333, ex. 2; pág. 334, ex. 2; pág. 339, ex. 8.
           # Revisão de anos anteriores: Áreas de quadrados, retângulos e triângulos. Comprimento de diagonais. Pág. 335, ex. 3, 4 e 5. Estimativa de cálculo de raízes quadradas não exatas: entre quais números naturais consecutivos estão? Pág. 338, ex. 6. Operações com frações: com mesmo denominador e com denominadores distintos (mmc!). Divisores inteiros de um número natural. Notação científica, caderno.
           #  Exercícios complementares: pág. 428 e 429, nos 1, 2, 3, 6, 9 a 14.

Nota: Estudar também pelo caderno, tarefas, exercícios complementares e demais atividades realizadas.

Bons estudos!



Conteúdos para Avaliação Mensal de Inglês
data: 06/03/ 2020
6º ano:

Módulo(s): 1 e 2

Páginas:8,11,12.14,18 e 19

7º ano:

Módulo(s):2

Páginas: 20 e 21

8º ano

Módulo(s):1 e 3

Páginas: 13,15,30 e 31

9º ano

Módulo(s): 1 E 2

Páginas:11,12,13,17,18 e 19



Conteúdos para Avaliação Mensal de Português
Data: 09/03/2020  


6º ano:

Apostila: 1  
           
Módulo(s):
1 – Painel de Poemas: ver, ler e ouvir págs. 9 a 15  
2 – A expressividade na Leitura (págs. 16 a 21),

4 – Poesia, musicalidade e imagem (págs. 28 a 35)

Obs.: Texto e Interpretação.

7º ano:
Apostila: 1    
        
Módulo(s):

1 – Painel de Poemas (págs. 06 a 16),

 – Os enunciados (págs. 17 a 31)


Obs.: Texto e Interpretação.


8º ano
Apostila 1          
Módulo:  1 - Poesia Lírica                       Páginas: 06 até 09
Módulo:   2 – Pronomes Pessoais e formas de tratamento                                    Páginas: 14 até 18
Módulo: 4 – Literatura e imagem      Páginas:  40 e 42 (Crônica Pausa) - 44, 45 e 46 (figuras de linguagem)
Figuras de Linguagem  - Material no Plurall

9º ano
Apostila 1
Módulo: 1     Poesia – Utilização da metáfora  para construção de sentido do texto poético.                                        
Páginas: 7, 8 e 9 / 12 e 13
Escansão silábica poética e rimas - Material no Plurall  e atividades no caderno
Módulo:  2  - Variação Linguística                             

Páginas: 17, 18 e 19 - Material complementar no Plurall  

Conteúdos para Avaliação Mensal de GEOGRAFIA
Data: 11 / 03 / 2020
6º ano:
Apostila: 1               Módulo: 1                       
Páginas: 211 até 224
Apostila: 1               Módulo: 2                       
Páginas :225 até 237
Obs.: Olhar os exercícios no caderno e na apostila. Estudar Estados e Capitais do Brasil
7º ano:
Apostila: 1              Módulo: 1                        
Páginas: 190 até 198
Apostila: 1              Módulo:2                     
  Páginas: 199  até 211
Obs.: olhar os exercícios no caderno e na apostila. Estudar Estados e Capitais do Brasil.
8º ano
Apostila: 1              Módulo: 1                      
  Páginas: 184 até 191
Apostila: 1              Módulo:2                       
  Páginas :192 até 204
 Obs.: olhar os exercícios no caderno e na apostila.
9º ano
Apostila: 1            Módulo:1                       
Páginas: 222 até 260      

Obs.: olhar os exercícios no caderno e na apostila.
              


Conteúdos para Avaliação Mensal de BIOLOGIA
data: 12 / 03 / 2020
8º ano
Apostila: 01  
         
Módulo(s): 01 ao 03 
                             
Páginas: 262 à 290


Obs.: estudar pela apostila, exercícios, anotações feitas em aula e pelo Plurall.



Conteúdos para Avaliação Mensal de QUÍMICA
data: 12 / 03 / 2020

9º ano
Apostila: 01      
      
Módulo(s): 01 ao 03     
                                
Páginas: 524 à 576

Obs.: estudar pela apostila, exercícios, anotações feitas em aula e pelo Plurall.